Teoria da concepção
Ensaio: Teoria da concepção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marisa9260 • 20/5/2014 • Ensaio • 268 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
c) Teoria concepcionista: Desde a concepção o nascituro é pessoa. Tem personalidade.c) Teoria concepcionista: Desde a concepção o nascituro é pessoa. Tem personalidade.
d) Enunciado 01 CJF/ STJ
• Posição de Maria + J. Diniz:
Personalidade Formal: Aquela que vincula direitos de personalidade. Direito a vida, alimentos, mas não tem direito material, que são os direitos patrimoniais. é aquela relacionada com os direitos da personalidade, o que o nascituro já tem desde a concepção.
Personalidade Material: mantém relação com os direitos patrimoniais, e o nascituro só a adquire com o nascimento com vida.
A.I. 03/02 B
1) Descreva o conceito de “direito potestativo” e os meios pelos quase verificam, dando exemplos.
2) Defina as seguintes situações jurídicas subjetivas:
a) ônus
b) expectativa de direito
c) faculdade jurídica
d) pretensão
3) Acerca dos limites dos direitos subjetivos, disserte, abordando:
a) A forma de classificação estudada em sala;
b) A teoria do abuso do direito e sua vinculação com a noção de “atos emulativos” dispondo acerca dos exemplos clássicos da doutrina.
c) A forma do abuso do direito expondo sua fundamentação legal, a consideração doutrinária acerca de sua natureza, e o tipo de responsabilidade civil que gera sua ocorrência.
Faculdades jurídicas: Sentido estrito. É porque alguém pode optar por um sentido mais largo. A possibilidade de opção. Direito subjetivo a faculdade é um credito com alguém pode ser do direito subjetivo de cobrar ou não. A faculdade jurídica, poderes que estão internos ao direito subjetivo. Tendo do direito subjetivo de propriedade posso fazer dele várias formas de faculdade, usar, dispor, gozar, fruir e de reivindicar de quem eu quiser. Pois é meu. Art 1228. São esses poderes específicos que estão inseridos no direito subjetivo.
13/05/14
...