Tipos De Centromero
Ensaios: Tipos De Centromero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cawana • 3/3/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 641 Visualizações
Tipos de cromossomos
Conforme a posição do centrômero, os cromossomos podem ser divididos em:
•Metacêntricos: centrômero no meio;
•Submetacêntricos: centrômero um pouco afastado do centro;
•Acrocêntricos: centrômero bem próximo a um dos pólos.
•Telocêntrico: ausente na espécie humana, o centrômero exatamente em um dos pólos.
Cariótipo
É fácil contar os cromossomos de uma célula e perceber que eles possuem formas (dependem da posição do centrômero) e tamanhos diferentes. Cada espécie de ser vivo tem sua coleção particular de cromossomos, chamada de cariótipo, que pode ser identificada pelo número, pela forma e pelo tamanho característicos.
Observe na figura abaixo a montagem do cariótipo humano. Os cromossomos são organizados de acordo com a posição do centrômero e numerados por ordem de tamanho, de 1 (o maior) a 22 (o menor). Esses cromossomos são chamados de autossomos. Os cromossomos sexuais (X e Y) não são numerados e aparecem separados dos outros. Na espécie humana há 44 autossomos e os dois cromossomos sexuais. Essa informação pode ser escrita assim:
• mulher: 46, XX
•homem: 46, XYCromatina sexual
Na mulher e em outras fêmeas de mamíferos, há uma minúscula massa heterocromática, chamada de cromatina sexual ou corpúsculo de Barr, que corresponde a um dos cromossomos X, que está condensado. Em alguns glóbulos brancos esse cromossomo forma uma projeção característica, chamada de baqueta (por se assemelhar à baqueta do tambor ou à raquete de tênis). No homem, como ele possui apenas um cromossomo X (o outro é o Y), que permanece "desenrolado", não aparece cromatina sexual, a não ser em algumas anomalias cromossomiais.
Cromossomos gigantes
Algumas espécies de animais, como a larva da mosquinha-da-banana (Drosophüa melanogaster), possuem cromossomos muito grossos, formados por várias multiplicações dos filamentos de cromatina. Esses cromossomos são chamados de politênicos e, por suas dimensões, facilitam o estudo do material genético.
Em certos momentos, algumas áreas desses cromossomos "incham" e ficam mais claras. Chamadas de pufes, correspondem a uma região em que a cromatina está "desenrolada", o que permite que o material genético apresente grande superfície de contato com o nucleo-plasma e entre em atividade (à semelhança da eucromatina, os pufes correspondem aos genes em atividade.
fonte:http://www.coladaweb.com/biologia/genetica/cromossomos
...