Tipos de extintores de incêndio
Seminário: Tipos de extintores de incêndio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taynarinhavidalo • 29/5/2014 • Seminário • 443 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Tipos de Extintores de incêndio
Extintor de pó químico seco
O agente extintor pode ser o bicarbonato de sódio ou de potássio que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. Já o agente propulsor pode ser o gás carbônico ou o nitrogênio. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama com o objetivo de facilitar a exclusão do oxigênio. A seguir,são acrescidos à nuvem, gás carbônico e o vapor d'água devido a queima do pó.
Extintor de gás carbônico (CO2)
O gás carbônico é material não condutor de energia elétrica. O mesmo atua sobre o fogo onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor , o gás é liberado formando uma nuvem que abafa e resfria. É empregado para extinguir pequenos focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).
Extintor de água pressurizada - pressão permanente
Não e provido de cilindro de gás propelente, a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor.
Extintor de água - pressão injetada
Fixado na parte externa do aparelho está um pequeno cilindro contendo o gás propelente, cuja a válvula deve ser aberta no ato da utilização do extintor, a fim de pressurizar o ambiente interno do cilindro permitindo o seu funcionamento. O elemento extintor é a água, que atua através do resfriamento da área do material em combustão. O agente propulsor (propelente) é o gás carbônico (CO2).
Classificação dos incêndios
Classe A - São os incêndios que ocorrem em material de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade e que deixam resíduos. Por exemplo: tecido, papel, madeira etc. Para sua extinção, é necessário o resfriamento, isto é, água ou soluções que reduzam a temperatura do material em combustão abaixo do seu ponto de ignição.
Classe B - São os que ocorrem em produtos considerados inflamáveis (gasolina, álcool), que queimam somente em sua superfície, não deixando resíduo. Para sua extinção, é necessário isolar o material combustível do ar (abafamento) ou fazer uma interferência na reação em cadeia.
Classe C - São os que ocorrem em materiais elétricos energizados, por exemplo, motores, transformadores etc. Pra sua extinção, é necessário usar um agente não condutor de eletricidade como o CO2 e o Pó químico.
Classe D - São os que ocorrem em metais pirofóricos (material que entra em ignição espontaneamente em contato com o ar em condições normais). Por exemplo, zinco, alumínio em pó, magnésio, titânio, potássio etc. Essa classe de incêndio exige, para sua extinção, agentes especiais que se fundem em contato com o metal combustível, formando uma capa que os isola do ar atmosférico, interrompendo a combustão.
...