Topicos Bio
Dissertações: Topicos Bio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunoReis • 5/11/2013 • 430 Palavras (2 Páginas) • 682 Visualizações
Trabalho biofísica
Formação de imagem – luz
Definição de luz – para nós a luz é a Parte visível da radiação eletromagnética; A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de uma radiação eletromagnética que esta entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
Para explicar a luz foram levantadas varias teorias onde duas são mais aceitas
1- Teoria corpuscular da luz – A ideia de que a luz é um corpúsculo(pequenas partículas), e foi Isaac Newton que discutiu em vários trabalhos como “nova teoria sobre luz e cores” e “hipóteses da luz” a natureza física da luz fornecendo argumentos para que tal teoria fosse consolidada.
Newton tentou justificar sua teoria afirmando que a luz se comportava como pequenas esferas, as quais colidiam elasticamente com uma superfície lisa, sendo refletida de modo que o ângulo de incidência fosse igual ao ângulo de refração. Assim, segundo o fenômeno da reflexão, Newton considerava a luz como sendo constituída por um conjunto de partículas que se refletem elasticamente sobre uma superfície.
2- Teoria ondulatória da luz – no século XVII Huygens, entre outros, propôs a ideia de que a luz fosse um fenómeno ondulatório. As experiências de Thomas Young capacitaram-no a medir o comprimento de onda da luz e Augustin Fresnel provou que a propagação rectilínea, podia ser explicada com base no comportamento de ondas de pequeno comprimento de onda.
O físico francês Jean Bernard Léon Foucault, no século XIX, descobriu que a luz se deslocava mais rápido no ar do que na água. O efeito contrariava a teoria corpuscular de Newton, esta afirmava que a luz deveria ter uma velocidade maior na água do que no ar.
O modelo ondulatório proposto e defendido por Huyghens dizia que a luz era uma onda e ela explicava de forma significativa a reflexão e a refração da luz. Como sabemos, qualquer onda se reflete e refrata de acordo com as leis da reflexão e da refração dos feixes luminosos. Observações sobre esses fenômenos levaram os cientistas a favorecer o modelo ondulatório proposto por Huyghens, pois a teoria de Newton não se verificava na prática.
3- Teoria ondulatória onda-particula - No final do século XIX, a teoria que afirmava que a natureza da luz era puramente uma onda eletromagnética, começou a ser questionada. E Einstein que conseguiu que feixes de luz são pequenos pacotes de energia (fótons) e quando Artur Compton demonstrou que quando um fóton colide com um elétron ambos comportam-se como corpos materiais passou a ser aceito que a luz pode ser consderada onda ou aparticula.
...