Topicos Especias Em Biomedicina
Trabalho Escolar: Topicos Especias Em Biomedicina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleolopes • 25/9/2014 • 449 Palavras (2 Páginas) • 903 Visualizações
Tópicos especiais em Biomedicina Parte II
Oque e Parasitologia?
A Parasitologia, como o nome já diz, tem foco no estudo dos parasitas que possam afetar a saúde humana, sejam eles unicelulares ou pluricelulares. Existe uma diversidade enorme de parasitas que utilizam o organismo humano como hospedeiro, causando as mais diversas patologias possíveis. Cabe ao Biomédico a identificação do parasita, para que sejam tomadas as medidas corretas de tratamento do paciente. Os parasitas da saúde humana podem ser de diversos tipos e classificações no reino animal. Por meio de análise de amostras humanas, como as fezes, o Biomédico determina qual o parasita presente no paciente, e qual o melhor método de eliminá-lo. Uma especialização muito interessante, é importantíssima para a prevenção das mais diversas patologias, pois grande parte das mesmas é causada por meio destes parasitas. Pode parecer nojento, mas na prática, se torna muito interessante conhecer a composição destes animais, seus mecanismos de transmissão e proliferação, bem como as patologias e tratamentos necessários para eliminá-los. É mais um dos muitos campos interessantíssimos que só a Biomedicina possui.
Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Engloba os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal. Os protozoários são unicelulares, enquanto os nematódeos, anelídeos, platelmintos e artrópodes são organismos multicelulares. Temos também parasitismo em plantas (holoparasita e hemiparasita) como é o caso do cipó-chumbo. temos parasitismo em fungos (micose) e em bactérias e até virus. Como disciplina biológica, o campo da parasitologia não é determinado pelo organismo ou ambiente em questão, mas pelo seu modo de vida. Isto significa que forma uma síntese com outras disciplinas, e traz para si técnicas de campos com biologia celular, bioinformática, bioquímica, biologia molecular, imunologia, genética, evolução e ecologia.
Esta ciência tem como objetivos principais:
- Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas. Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Principais doenças provocadas por parasitas (parasitoses):
- Amebíase
-
...