TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Biologia

Trabalho Universitário: Trabalho De Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

A descoberta da penicilina

A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas deStaphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida.

Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como as estafilococos: responsáveis pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves. A substância recebeu o nome de “penicilina”.

Tal achado, comprovadamente inofensível para as células animais, foi isolado, concentrado e purificado em laboratório alguns anos depois, por Howard Florey e Ernst Chain. Na época da Segunda Guerra Mundial, esta substância foi produzida em larga escala, por fermentação, salvando milhares de vidas.

disponível

A penicilina tornou-se para a população civil na década de 40: mesma época em que os três pesquisadores ganharam o prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas, estas capazes de impedir a morte e complicações de doenças como pneumonia, sífilis, difteria, meningite, bronquite, dentre outras.

Atualmente a penicilina é utilizada de forma menos frequente em razão de seu uso indiscriminado – causando a seleção das bactérias e consequentemente, ao longo do tempo, resistência a este antibiótico. Assim, hoje a Amoxicilina é o antibiótico mais amplamente utilizado no tratamento de doenças bacterianas.

Botulismo

O que é Botulismo

O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria pode entrar no organismo através de machucados ou podem viver em alimentos enlatados ou preservados inadequadamente.

Causas

A bactéria Clostridium botulinum é encontrada no solo e em água não tratada em todo o mundo. Ela produz esporos que sobrevivem em alimentos preservados ou enlatados de forma inadequada, onde produzem a toxina. Ao ser ingerida, mesmo quantidades mínimas dessa toxina podem causar envenenamento grave.Os alimentos mais comumente contaminados são vegetais em conservas caseiras, carne de porco e presunto curados, peixe defumado ou cru, e mel ou xarope de milho. O botulismo também pode ocorrer se a bactéria entrar em ferimentos abertos e produzir as toxinas ali. O botulismo infantil ocorre quando um bebê ingere esporos e as bactérias crescem em seu trato gastrointestinal. A causa mais comum de botulismo infantil é a ingestão de mel e xarope de milho.Normalmente, a bactéria Clostridium botulinum pode ser encontrada nas fezes de algumas crianças.Cerca de 110 casos de botulismo ocorrem nos EUA por ano. A maioria dos casos ocorre em crianças.

Sintomas de Botulismo

Os sintomas, geralmente, aparecem de 8 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado. NÃO ocorre febre com essa infecção.Em adultos, os sintomas podem incluir:

• Cólicas abdominais

• Dificuldade respiratória que pode causar insuficiência respiratória

• Dificuldade para engolir e falar

• Visão dupla

• Náusea

• Vômito

• Fraqueza com paralisia (idêntica nos dois lados do corpo)"

• Os sintomas em crianças podem incluir:

• Constipação

• Baba em excesso

• Alimentação deficiente e sucção fraca

• Angústia respiratória

• Choro fraco

• Fraqueza, perda de tônus muscular

Tratamento de Botulismo

Será necessário um medicamento para combater as bactérias, denominado antitoxina contra botulismo.O indivíduo deverá permanecer no hospital se apresentar problemas respiratórios. Uma sonda pode ser inserida através do nariz ou da boca para o interior da traqueia, para proporcionar uma passagem para o oxigênio. Pode ser necessário utilizar um aparelho de respiração artificial.Indivíduos com problemas para engolir podem receber líquidos pela veia (por IV). Pode ser inserida uma sonda de alimentação.Os médicos devem comunicar às autoridades estaduais de saúde ou aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA sobre pacientes com botulismo, para que os alimentos contaminados possam der removidos das lojas.São prescritos antibióticos para algumas pessoas, mas nem sempre eles ajudam.

Prevenção

NUNCA dê mel ou xarope de milho para crianças abaixo de 1 ano de idade - nem mesmo um pouco para adoçar a chupeta.Previna o botulismo infantil dando apenas leite do peito, se possível.Jogue sempre fora latas estufadas ou alimentos guardados com cheiro de estragado. Esterilize os alimentos em conservas caseiras cozinhando-os na panela de pressão a 120oC por 30 minutos para reduzir o rico de botulismo.Mantenha batatas assadas em papel-alumínio quentes ou na geladeira, nunca à temperatura ambiente.

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

Sinais e Sintomas

• qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.

• Área de pele seca e com falta de suor.

• Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas.

• Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.

• Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com