Trabalho De Biologia
Trabalho Universitário: Trabalho De Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianeluiza • 25/6/2014 • 2.359 Palavras (10 Páginas) • 363 Visualizações
BIOLOGIA
Nutrição:
1º Quais são os órgãos do sistema digestivo e que funções eles desempenham no organismo? Boca: o dente tritura o alimento e a língua o empurra para a faringe misturando com saliva, que as glândulas salivares produzem. Faringe: empurra a comida ao esôfago. Esôfago: ele se contrai esmagando e empurrando o alimento ao estômago. Estômago: sua função é misturar o alimento com o suco gástrico e novamente é triturado e empurrado ao intestino delgado. Intestino Delgado: lá ele sofre a ação dos sucos intestinal (produzido pelo intestino delgado), pancreático (produzido pelo pâncreas) e a bile (produzido pelo fígado). Logo depois é empurrado ao intestino grosso. Intestino Grosso: lá o que restou da digestão é mandado ao reto. Reto: encaminha o bolo alimentar ao ânus. Ânus: abertura por onde as fezes saem.
2º Porque sentimos sono logo após o almoço? Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.
Respiração:
1º Que órgãos formam o sistema respiratório e quais suas funções? Fossas Nasais: filtram aquecem e umedecem o ar antes de chegar aos pulmões.
Faringe: cavidade comum ao sistema respiratório e digestivo onde passa ar e alimento.
Laringe: onde encontra as cordas vocais e a epiglote.
Traqueia: bifurca nos brônquios, que tem um epitélio ciliado que drena a poeira e partículas que aderem ao muco.
Brônquios: também revestidos por epitélio ciliado e mucoso
Bronquíolos: ramificações dos brônquios
Alvéolos: porção terminal dos bronquíolos
Pulmões: oxigenam o sangue!
2º Pesquisar sobre: espirro, ronco, soluço e bocejo. Espiro: O espirro é uma defesa adicional, que ajuda a eliminar impurezas do ar. Ronco: Algumas pessoas roncam quando dormem de boca aberta e respiram por ela. A passagem de ar faz vibrar o palato mole, no céu da boca. Soluço: O soluço ocorre quando os nervos frênicos fazem o diafragma se contrair de forma involuntária e a glote se fechar, provocando um ruído estranho, e pode resultar de uma irritação desses nervos. Bocejo: O bocejo é uma inspiração mais forte, que suga mais oxigênio para os pulmões. Isso pode ajudar a manter uma pessoa acordada quando ela está sonolenta.
Circulação:
1º Como funciona nossa circulação? O ser humano apresenta circulação fechada. Nesse caso, os vasos que levam sangue do coração para os órgãos são chamados de artérias, e os que devolvem o sangue ao coração se denominam veias. O sangue que circula nas artérias chega a todos os órgãos do nosso corpo. Deixa lá nutrientes e oxigénio e recebe as impurezas. As veias levam o sangue de todas as partes do corpo ao coração. Depois sai do coração e vai aos pulmões, para se purificar. Liberta dióxido de carbono e recebe oxigénio.
O sangue, já oxigenado, volta ao coração, que o empurra novamente através das artérias. Esta viagem do sangue chama-se circulação. O coração é o órgão principal do aparelho circulatório. Funciona como uma bomba, mantendo o sangue sempre em movimento.
2º Pesquisar sobre doença cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em boa parte do mundo e mesmo no Brasil. Vejamos algumas delas: Aterosclerose: Trata-se do tipo mais importante de arteriosclerose, doenças que provocam espessamento da parede arterial e sua perda de elasticidade. O estreitamento dos vasos diminui o fluxo sanguíneo, e os órgãos irrigados passam a receber menos oxigênio. Hipertensão: É a subida anormal constante da pressão arterial que causa lesões nos vasos sanguíneos e favorece a ocorrência de aterosclerose, derrame e insuficiência cardíaca. Influencia cardíaca: Quadro em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para os tecidos. Arritmia cardíaca: Anormalidade no ritmo do coração que ocorre quando o tecido que conduz os impulsos elétricos do coração é afetado por infarto, lesões nas valvas ou outros problemas cardíacos. Febre reumática: Um tipo de bactéria que provoca infecção na garganta e em outras partes do corpo, pode se não tratado atacara s valvas do coração e causar a febre reumática. Veias varicosas ou varizes: Ocorre quando a pessoa fica muito tempo em pé ou sentada fazendo com que ocorra acúmulo de sangue nas veias, isso provoca a ruptura das válvulas das veias e o aparecimento de varizes. Síndrome da classe econômica. Ficar sentado por muito tempo pode em algumas pessoas predispor a formação de coágulos nas veias, conhecida como trombose venosa profunda.
Excreção:
1º Que funções o sistema urinário desempenha no organismo? O Sistema Urinário dos seres humanos é composto por rins, ureteres, uretra e bexiga urinária. Ele desempenha funções de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Funções:
- Produzir, armazenar (na bexiga) e eliminar a urina;
- Eliminar, através da urina, resíduos que não são utilizados pelo organismo;
- Regular o volume e composição química do sangue;
- Auxiliar na produção e regulação das hemácias (células sanguíneas vermelhas);
- Proporcionar o equilíbrio de minerais (sódio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, etc.).
2º Pesquisar sobre transplante de órgãos.
O transplante de órgãos é uma conquista importante da medicina e salva milhares de vidas por ano. O primeiro transplante bem-sucedido foi o de córnea, realizado em 1905 pelo oftalmologista austríaco Edward Zirm. O rim foi o primeiro órgão vital a ser transplantado com sucesso em pessoas, e o primeiro transplante feito no Brasil também foi desse órgão em 1965. Nosso país possui o maior programa público de transplante do mundo e é o segundo com maior número de transplante, atrás apenas dos Estados Unidos. Antes
...