TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Biologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Biologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

RESPOSTAS

1-r: O tecido é formado por neurônios (ou células nervosas), que são células especializadas na condução de impulsos elétricos. Sua função é se tornar capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida, e ás vezes, por distâncias relativamente grandes.

2-r: O Sistema Nervoso é dividido em dois sistemas, o Sistema Nervoso Central que é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal; e o Sistema Nervoso Periférico que é formado pelos nervos e gânglios nervosos.

3-a-r: A função do neurônio é carregar um sinal (impulso nervoso) para outros nervos ou células. Para isso, ele precisa saber exatamente em que direção enviar o sinal, usando suas extensões. Já as principais funções das células da glia são cercar os neurônios e mantê-los no seu lugar, fornecer nutrientes e oxigênio para os neurônios, isolar um neurônio do outro, destruir patógenos e remover neurônios mortos.

b-r: Não. Quem conduz os sinais elétricos são os neurônios.

4-r: Dentritos: conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular; Axônios: sua função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos que agem do corpo celular; Corpo Celular: sua função é armazenar o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

5-r: Dentritos: conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

Corpo Celular: sua função é armazenar o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

Axônio: sua função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos que agem do corpo celular.

Bainha de Mielina: sua função é formar as camadas ao redor das fibras nervosas e agir como isolante.

Nódulo de Célula de Schwann: sua função é envolver os axónios, isolando eletricamente os nervos e assim permitindo a propagação rápida de potenciais de ação.

Nódulo de Ranvier: a não continuidade da bainha de mielina forma espaçamentos intensos de mielina, ou seja, o chamado Nódulo de Ranvier. Sua função é facilitar para um movimento mais ágil do impulso nervoso que vai ocorrendo em saltos, já que o impulso saltatório só acontece com a presença de mielina.

Telodentros: sua função é aumentar a superfície de propagação de um impulso, permitindo intercâmbio com outro neurônio ou um órgão.

6-r: Bipolar: possuem um dendrito, um corpo celular e um axônio. São frequentes nas estruturas sensoriais (retina, mucosa olfatória).

Multipolar: possuem um corpo celular, vários dendritos e um axônio. Constituem a maioria dos neurônios do tecido nervoso.

Pseudo-Unipolar: possuem um corpo celular e somente um prolongamento, que se comporta como dendrito em uma de suas porções e como axônio na outra porção. Um exemplo típico deste tipo é representado pelos neurônios sensitivos dos gânglios sensitivos da medula espinal, responsáveis pela condução de impulsos nervosos de tato, pressão, calor frio etc.

7-r: Neurônio é a célula nervosa que forma o tecido nervoso e é o responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos como por exemplo, a luz e o calor, ou seja, ele nos faz sentir os estímulos do ambiente e o fisiológico. O Neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso.

8-r: São classificadas como células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios.

Oligodendrócitos: Estas células são responsáveis pela produção da bainha de mielina possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do Sistema Nervoso Central. Possuem prolongamentos que se enrolam ao redor dos axônios, produzindo a bainha de mielina.

Astrócitos: São encarregados de sustentação e nutrição dos neurônios. Há dois tipos principais, chamados astrócitos e astrócitos fibrosos. Os astrócitos protoplasmáticos residem principalmente na substância cinzenta do sistema nervoso central enquanto que os astrócitos fibrosos estão presentes principalmente na substância branca.

Células de Schwann: Possuem a mesma função dos oligodendrócitos, no entanto, se localizam ao redor dos axônios do sistema nervoso periférico. Cada uma destas células forma uma bainha de mielina em torno de um segmento de um único axônio.

Células Ependimárias: São células epiteliais colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em algumas regiões, estas células são ciliadas, facilitando a movimentação do líquido cefalorraquidiano.

Micróglia: Estas células são pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. São fagocitárias e derivam de precursores que alcançam a medula óssea através da corrente sanguínea. Participam também da inflamação e reparação do Sistema Nervoso Central; secretam também diversas citosinas reguladoras do processo imunitário e remove os restos celulares que surgem nas lesões do SNC.

9-r: As sinapses são junções especializadas em que uma célula influencia diretamente outra célula através da transmissão de um sinal elétrico ou químico. A conexão com o neurônio acontece da seguinte forma: as três partes básicas do neuronio se comunicam entre si, e essa comunicação ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas. As informações elétricas obtidas são transmitidas para outro neurônio por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica.

10-r: Fisiologia é a área da biologia que estuda os mecanismos de funcionamento do organismo humano.

11-r: Metabolismo é um conjunto de reações químicas e processos que mantêm a célula viva e funcionando. Existem dois tipos de metabolismo: Anabolismo: reação de união de moléculas – construção de novos materiais celulares, (exemplo: Síntese de proteínas); Catabolismo: reações de quebra de moléculas – obtenção de energia, (exemplo: respiração).

12-r: A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com