Trabalho Sobre Homepstase
Artigos Científicos: Trabalho Sobre Homepstase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samisoll • 29/3/2014 • 332 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
Homeostase.
Homeostase é a estabilidade que o organismo necessita para realizar suas funções para o equilíbrio do corpo.
Homeostasis: homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade.
É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada
Características
Nosso organismo vive em constantes mudanças, sendo elas internamente ou externamente, a homeostase se da através da constância do meio interno (liquido intersticial).Nosso corpo tem uma temperatura adequada de 37º C, temperatura esta que é conservada pala homeostase, pois esta temperatura garante as trocas necessárias para o nosso corpo, e deste modo, as células do corpo se desenvolvem adequadamente.
Funções
conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação
O sistema nervoso e as glândulas endócrinas são responsáveis pela homeostase.
Por exemplo: a insulina (que é um hormônio) trabalha na redução dos níveis de glicose, quando ele está muito alta.
.Outro exemplo, é, no caso de aumento de temperatura do corpo, é quando as glândulas sudoríparas são levadas a liberar mais suor; pois recebem o comando dos impulsos nervosos; dessa forma, o corpo é esfriado.
A homeostase ocorre em todo o organismo.
no sistema circulatório:
nos processos de contração e relaxamento alternados do coração, onde o sangue é enviado a todo o corpo, chegando até aos capilares, onde ocorrem as trocas. Nessa etapa, os nutrientes e oxigênio são transferidos ao líquido intersticial, e, por meio deste, são transferidos os resíduos celulares para o sangue. Então, as células, absorvem esses nutrientes e oxigênio e depositam seus resíduos nesse líquido.
- Na manutenção do nível de glicose no sangue: é por este equilíbrio que o cérebro e todo o corpo são mantidos. Pois quando a glicose está abaixo do nível, isso pode causar danos, como inconsciência ou até mesmo a morte. Já o contrário – muita glicose no sangue – pode prejudicar os vasos sanguíneos e provocar grande perda de água pela urina.
Fonte: http://www.todabiologia.com/anatomia/homeostase.htm
...