Tratamento Fisioterapêutico Na síndrome Da Dor Miofascial E Fibromialgia
Trabalho Universitário: Tratamento Fisioterapêutico Na síndrome Da Dor Miofascial E Fibromialgia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayanetoin • 16/3/2015 • 659 Palavras (3 Páginas) • 881 Visualizações
Tratamento fisioterapêutico na síndrome da dor miofascial e fibromialgia
OBJETIVO: Foi feito um estudo com objetivo de revisar os estudos da literatura, a fim de identificar e agrupar informações sobre a síndrome da dor miofascial e a fibromialgia
SÍNDROME DA DOR MIOFASCIAL
A síndrome da dor miofascial é uma afecção que acomete músculos, fáscias, ligamentos, tecidos pericapsulares, tendões e bursas. Caracteriza-se pela ocorrência de dor muscular em regiões enduradas, onde estão presentes bandas de tensão palpáveis e pontos extremamente dolorosos, os Pontos gatilhos.
Os PG são áreas pequenas e sensíveis no músculo espontaneamente ou por compressão causam dor para uma região distante, conhecida como dor referida
A SDM é maior causa de dor musculoesquelética; há uma alta prevalência em pacientes com dor regional de natureza musculoesquelética. Ela é uma das mais frequentes causas de dor nas costas e de dor no pescoço. Atinge a faixa etária de 31 á 50 anos.
O sucesso do tratamento através da fisioterapia depende do máximo ganho da amplitude de movimento (ADM)
Exercícios de alongamento da região cervical e da musculatura da cintura escapular melhoram a postura e a dor em doentes com cefaleia cervicogênica ou do tipo tensional.
A cinesioterapia visa a aprimorar e a otimizar a atividade mecânica gerada pelos músculos e a proporcionar analgesia, recuperação da expansibilidade tecidual, força, resistência à fadiga e restabelecimento da cinestesia.
Diversas modalidades como a massoterapia, o calor superficial com bolsas térmicas, ou profundo com ultrassom, ondas curtas, micro-ondas, a crioterapia com compressas de gelo, aerossóis congelantes, a hidroterapia com turbilhão, tanque de Hubbard associado à hidromassagem e terapia na piscina e a eletroterapia com a estimulação elétrica transcutânea, correntes farádicas, iontoforese de agentes analgésicos e de anti-inflamatórios, que podem ser utilizados para reduzir a tensão muscular e inativar os PG
A terapia manual consiste do uso de técnicas de massagem tecidual. As técnicas de liberação miofascial, como a massagem transversa profunda, a massagem de zona reflexa, a Shiatsu, a de Rolfing, a de John Barnes e a miofasciaterapia, entre outras, liberam o músculo e a fáscia e baseiam-se na pressão manual sobre as fáscias musculares, liberando as restrições faciais.
FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma doença crônica e sistêmica, caracterizada por dores musculares generalizadas, distúrbios do sono, rigidez articular, fadiga muscular, alterações psicológicas e baixa tolerância ao esforço físico. Sem origem inflamatória, a dor não causa degeneração e nem é progressiva, podendo ocorrer de forma isolada ou associada a outras doenças reumáticas. Nível da dor tão intensa que interfere nas atividades diárias e qualidade de vida.
Manifesta-se predominantemente em mulheres em uma faixa etária produtiva, no entanto, pode acometer crianças, adolescentes e idosos.
O diagnóstico é puramente clínico porém foram estabelecidos critérios diagnósticos para a fibromialgia. São eles:
...