Tratamento do câncer de mama
Artigo: Tratamento do câncer de mama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aniellyguima • 3/4/2014 • Artigo • 467 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Os cânceres ou neoplasias malignas vêm assumindo um papel cada vez mais importante entre as doenças que acometem a população feminina, representando, no Brasil e no mundo, importante causa de morte entre as mulheres adultas. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres. (SILVA, 2008) .
O tratamento do câncer de mama pode envolver intervenções locais ou sistêmicas, utilizadas de forma independente ou concomitante. A cirurgia e a radioterapia podem ser entendidas como formas de tratamento local e que visam à remoção ou à destruição do tumor em uma determinada área do corpo. A quimioterapia, a hormonioterapia e a terapia biológica são técnicas utilizadas para combater a doença de forma sistêmica, buscando controlar ou destruir o câncer na extensão de todo o organismo.( MAJEWSKI; LOPES E DAVOGLIO, 2012).
Os processos cirúrgicos são os mais utilizados na terapêutica do câncer de mama, priorizando as demandas oncológicas essenciais para a manutenção da vida e, somente após, as questões estéticorreparadoras. Assim, há duas classificações: a cirurgia conservadora e a mastectomia. As cirurgias conservadoras retiram apenas parte da glândula mamária que contém o tumor e normalmente não causam prejuízo na sobrevida total, embora aumentem de forma não muito significativa a taxa de recidiva local do tumor. A mastectomia, por sua vez, é um procedimento que visa à retirada total da glândula mamária, com o objetivo de reduzir a incidência e melhorar a expectativa de vida de mulheres pertencentes a populações consideradas de alto risco.( REDIVO; WERLANG e MULLER, 2008).
Os recentes avanços da medicina têm contribuído para a diminuição da taxas de mortalidade por câncer da mama, aumentando a sobrevida, e para a minimização dos efeitos colaterais dos tratamentos químicos, radiológicos e cirúrgicos. Não obstante, apesar das benéficas transformações, a experiência de câncer da mama continua a não poupar as mulheres que a vivenciam do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, durante as fases do diagnóstico, tratamentos, final dos tratamentos e sobrevivência. (REMONDES;JIMENEZ and PAIS-RIBEIRO, 2012).
A mulher mastectomizada enfrenta a difícil realidade de conviver com a amputação da mama. Segundo Ramos e Patrão :
O seio tem um significado social e pessoal particular, sendo órgão privilegiado do Ser Mulher. O seio que amamenta é órgão que representa a maternidade, também o seio é o semáforo sexual através do qual se observa a excitabilidade aquando do relacionamento sexual. Embora o tratamento possa ser determinante para sua sobrevivência, gera muitos temores.
Assim, qualquer ameaça à sua integridade é vivida com sofrimento, constituindo uma ameaça à vivência da feminilidade. Acarretando sentimentos de inferioridade, rejeição e perda de auto-estima. Neste sentido, este projeto de reflexão filosófica teve como objeto de estudo mulheres que vivenciaram a mastectomia, objetivando refletir sobre a sua auto percepção e como foi vivência dela perante este diagnóstico.
...