Ultrassom
Resenha: Ultrassom. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarlaLuft • 30/10/2013 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 701 Visualizações
O ultrassom é uma técnica relativamente de baixa intensidade que usa ondas de som da alta freqüência para acelerar a recuperação de articulação ou tecido muscular lesionado.
A freqüência usada na fisioterapia é de 1MHz, na qual as ondas de som tende a viajar pelo tecido com muita água e pouca proteína, ao mesmo tempo que rebatem nos ossos e cartilagens.
Para falar à respeito do uso do ultrassom é preciso saber quais os fatores que interferem na cicatrização tecidual, dentre eles destacam-se: idade; concentração sérica de proteínas; região anatômica da ferida; presença de infecção; desvitalização dos tecidos.
O artigo estudado é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar informações sobre o UST, relatar a existência de riscos de lesões celulares decorrentes da inadequada aplicação e revelar a importância dos efeitos físicos de acordo com a modalidade, intensidade e freqüência das ondas sonoras transferidas aos tecidos em processos cicatriciais.
O ultrassom, possui dois tipos de efeitos: térmicos e mecânicos. Entre os efeitos térmicos que agem sobre a cicatrização estão aumento da extensibilidade tecidual; aumento do fluxo sanguíneo; modulação da dor; modulação da resposta inflamatória; redução da rigidez articular; redução de espasmos musculares. Entre os efeitos mecânicos estão cavitação; microderrames acústicos; a combinação da cavitação e dos microderrames acústicos podem resultar em estimulação da atividade fibroblástica, aumento do fluxo sanguíneo, regeneração tecidual e cicatrização óssea.
Entre os modos de aplicação do aparelho o aparelho divide-se em pulsátil e contínuo.
O modo pulsátil produz aumento da permeabilidade celular, da síntese protéica, do fluxo de íons de cálcio e da passagem de metabólitos através da membrana celular, o que contribui para a reparação tecidual, enquanto o modo contínuo promove alívio da dor, da inflamação aguda ou crônica, inibição dos espasmos musculares aumentando a extensibilidade do colágeno através da produção de calor.
Existem três métodos de aplicados mais usados, sendo eles: por deslizamento (contato direto); subaquático e do balão, o tempo de aplicação do aparelho varia entre 4 e 10 minutos e dependendo do tamanho da ferida, dividi-se em 3 ou 4 quadrantes, e em cada um aplica-se o mesmo tempo e é necessário tomar muito cuidado com a intensidade aplicada.
A ação biológica envolvida no processo cicatricial com o uso do ultrassom é determinada pela interação de diversos fatores, entre eles a sedação, a analgesia, o relaxamento muscular, a hiperemia, a fibrinólise, o aumento da permeabilidade de membranas e o aumento da regeneração tecidual.
A cicatrização é um reparo por tecido conjuntivo onde há substituição as células parenquimosas por tecido conjuntivo fibroso.
A sequencia processo de cicatrização é: inflamatório agudo – Regeneração parenquimatosa – parênquima + tecido conjuntivo – síntese de matriz extracelular – colagenização e resistência da ferida.
...