Medidor de nivel: Ultrassom e radioatividade
Por: Yan Lucas de Freitas • 22/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 1.426 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 1][pic 2]
ESCOLA DE MINAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – DECAT
METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO- CAT173
Prof. LUCIANA
MEDIDORES DE NÍVEL POR ULTRASSOM E RADIAÇÃO
Nome: Renato Chaves 14.2.9936
Yan Lucas 13.2.1845
Tâmara Fernandes 12.2.1664
Tamara Silva 11.1.1546
Thiago Kenedy 13.1.1465
Maio de 2015
Sumário
Medidor de Nível de Ultrassom
Introdução:
Funcionamento
Aplicações:
Vantagens:
Medidores de Nível por Radiação
A medição de nível é composta basicamente de:
Aplicações:
Vantagens:
Desvantagens
Introdução
Este trabalho desenvolvido para a disciplina de Metrologia e Instrumentação tem como objetivo descrever e explicar o funcionamento e citar aplicações e vantagens dos medidores de nível por ultrassom e radiação.
Medidor de Nível de Ultrassom
Introdução:
Trataremos sobre o sensor “ultrassônico” ou SONAR. Tem grande aplicação no setor industrial pelo fato de englobar duas importantes características: baixo custo e facilidade de uso.
Atualmente existe alguns modelos para detecção de nível sem contato sendo um dos principais o tipo sonar, que emite ondas de “ultrassom” para detectar o nível da “solução” no tanque.
Funcionamento
O princípio de funcionamento dá-se através da emissão/recepção de ultrassons. Os ultra-sons não podem ser ouvidos/percebidos pelo ser humano. Geralmente, o espectro compreende a faixa acima dos 15 kHz.
Temos abaixo uma figura que mostra claramente a faixa de sons auditivos e ultrassons. Fisicamente, se comprova que quanto maior a frequência do som, maior sua capacidade reflexiva, ou seja, produzir ecos, seja em grandes ou pequenos objetos.
[pic 3]
Os sensores de nível tipo sonar funcionam através deste conceito. Emitem uma alta frequência sonora, e através da reflexão, medem o respectivo nível da substância. Na emissão e reflexão devem ser considerados vários fatores para o calculo, um deles é o tempo de ida (emissão) e de volta (reflexão). Calcula-se a distancia percorrida pela onda através de:
∆S = v x ∆t
Onde v= 340m/s(aproximadamente), que é a velocidade relativa do som no ar ambiente, as condições de temperatura e pressão normal.
∆t= tempo, como já citado acima.
∆S = espaço (S - S0) percorrido pela onda.
A distância real é medida através da divisão por dois do valor total obtido, pois trata-se do conceito de reflexão do sinal sonoro.
Existem diferentes tipos de sensores sonoros, para conhecer melhor o sensor que o leitor tem em mãos, basta uma boa lida no manual de operação/instalação e se for necessário, uma consulta ao fabricante do dispositivo.
Aplicações:
Os tipos sonar podem ser usados na medida de níveis para líquidos e soluções que não gerem espuma em excesso, pois as mesmas podem causar um problema de medição e informar um nível errado. Em ambientes como vapor, outro tipo de medidor deverá ser usado, já que a medição com o ultrassônico perderá bastante confiabilidade.
Os sensores ultrassónicos podem ser usados para:
• Detecção de nível e altura
• Medida de separação
• Medida de diâmetro em bobinas
• Contagem de objetos materiais transparentes, independentes de cor
e presentes em ambientes sujos ou com vapores, podendo até
mesmo estar em estado líquido, podem ser detectados com total
segurança.
VANTAGENS:
Como é um medidor sem contato com a substancia, pode medir substancias viscosas, corrosivas e dejetos.
Trata-se também de um medidos inteligente de fácil instalação e manutenção. São populares por sua versatilidade e seu baixo custo. Porem como já dito acima, são vulneráveis a alguns ambientes e substancias.
...