Via Biossintética Secretora
Trabalho Universitário: Via Biossintética Secretora. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sofia • 30/6/2014 • 928 Palavras (4 Páginas) • 6.992 Visualizações
1- Quais são as organelas envolvidas na via biossintética secretória? Dê a descrição morfológica desses compartimentos membranosos.
O reticulo endoplasmático rugoso (REG) está relacionado com a síntese de proteínas que se destinam ao espaço extracelular (secreção), aos lisossomas, membrana plasmática, complexo de Golgi e ao próprio RE.
RE – síntese, Golgi – processamento e seleção, Vesiculas – transporte).
RE – labirinto intracelular de cisternas delimitadas por membranas, que se estende a partir do involucro nuclear e percorre a grande arte do citoplasma, pode ser liso – agranular (REL – REA - arredondadas) ou rugoso ou granular (RER – REG - achatadas): as cisternas possuem ribossomos aderentes a face citoplasmática das membranas.
Golgi – Conjunto de cisternas empilhadas e rodeadas por numerosas vesículas.
Vesiculas –
2- Explique os eventos moleculares que direcionam a maquinaria de tradução para a superfície do REG.
Maquinaria de tradução: RNAm, RNAt, ribossomo e fatores proteicos envolvidos nas fases de iniciação, alongamento e terminação. Os ribossomos são essenciais para o acoplamento de toda a maquinaria.
3- Fale a respeito da translocação da cadeia polipeptídica para o lúmem do REG.
Interação molecular: peptídeo sinal (sinalização para síntese no REG) e partícula reconhecedora de sinal (PRS). A sequencia sinal é o primeiro segmento da cadeia polipeptídica ser traduzido e é reconhecida por um complexo ribonucleico do citosol, a partícula de reconhecimento do sinal – PRS. Através da PRS os ribossomo são conduzidos para a membrana do RER. O ribossomo, cadeia polipeptídica parcialmente sintetizada e PRS são reconhecidos por uma proteína do RER, o receptor PRS.
Em células de mamíferos, o processo de importação da proteína para o REG é cotraducional.
Biossíntese de uma proteína solúvel: peptídeo sinal é removido e a molécula proteica é descarregada no lúmem do REG.
Biossintese de uma proteína transmembrana unipasso: o peptídeo sinal é removido da molécula proteica, contudo sequencias de aa hidrofóbicos ficam ancoradas na membrana no REG.
Biossintese de uma proteína multipasso – COOH e NH2 na terminação.
4- Fale sobre as propriedades funcionais das chaperonas.
Dobramento correto das proteínas.
5- O que acontece com as proteínas que são dobradas incorretamente?
Proteínas que não se dobram corretamente são degradadas em compartimentos específicos – os proteassomas. O endereçamento das proteínas para o proteassomo envolve a ubiquitização.
6- Por que as substâncias sintetizadas no Retículo Endoplasmático precisam passar pelo Complexo de Golgi?
Formação de lisossomos, composição da membrana plasmática, secreção.
7- Como as substâncias que são sintetizadas no REG conseguem chegar até o complexo de Golgi?
Através de vesículas (moléculas de reconhecimento).
A saída de proteínas do REG é um processo altamente seletivo (interação entre proteínas – carga e proteína do revestimento vesicular). Vesícula do RE: cop II e sar1GTP (família Halb). Para sair do REG, as proteínas devem ser dobradas corretamente. Complexos proteicos podem requerer oligomerização complexa para determinar sua saída do REG.
As vesículas podem se fundir entre si (se tiver os 2 membros da família Snerr – V(vesícula, tem Rab-GTP)/T sneare (membrana alvo)), ou diretamente no complexo.
Proteínas de memb residentes do RE contem em geral , na extremidade C-terminal uma sequencia especifica de aas KKXX* que interage diretamente às proteínas de revestimento vesicular (COPI). Proteínas solúveis residentes do RE (Bip) contem o sinal KDEL (Lys-Asp-Glu-Leu) que é reconhecido por um receptor de memb da vesícula revestida por COPI.
Empacotamento em vesículas de transporte que deixam o RE – na maioria das vezes ocorre por um processo seletivo. Proteinas carga exibem sinal de saída – receptores complementares na membrana da vesícula em formação.
8- Fale a respeito das faces do CG e como as moléculas transitam entre as várias cisternas do complexo de Golgi.
Face
...