Vizualização Da Epiderme Da Cebola
Monografias: Vizualização Da Epiderme Da Cebola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shigemoto • 4/5/2014 • 781 Palavras (4 Páginas) • 832 Visualizações
Observação microscópica da epiderme da cebola
1. Índice
1. Índice
2. Objetivo
3. Introdução
4. Material / Reagentes
5. Procedimento Experimental
6. Resultados 6
7. Discussão dos Resultados
8. Conclusão
9. Bibliografia
2. Objetivo
Este trabalho experimental relativo à observação de células da epiderme do bolbo da cebola teve como objetivos conhecer a constituição da célula eucariótica vegetal, possibilitar a identificação de diferentes estruturas celulares da célula vegetal, e verificar que os diferentes corantes atuam de modo diferente sobre as estruturas celulares.
3. Introdução
O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta túnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja, uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objeto de observação microscópica.
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. Existem
Dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num
compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática. É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais. As células vegetais possuem organelas similares aos das células animais, no entanto possuem organelas únicas como a parede celular, os plasmodesmas, os cloroplastos e possuem vacúolos que embora em número inferior as das células.
animais são de dimensões maiores. A figura abaixo esquematiza as principais diferenças entre a célula eucariótica animal e a célula eucariótica vegetal.
3. Material
Material Reagentes / Material Biológico
- M.O.C. – Soluto de Lugol.
- 2 Agulhas de dissecção
- 2 Lâminas / 2 Lamela
- Bisturi – Cebola
- Papel de filtro – Água destilada
- Pinça
- 3 Conta-gotas
4. Procedimento Experimental
A partir de um quarto do bolbo da cebola, retirei, com o auxílio da pinça, uma porção da película da epiderme interna no vidro de relógio coloquei um pouco de água e coloquei rapidamente as películas que obtive de forma a evitar o seu enrolamento coloquei numa lâmina e distendi sobre ela a película da cebola e.
adicionei com uma gota de água, sendo este o meio de montagem. Cobri cuidadosamente com uma lamela observei a preparação ao microscópio utilizando a objetiva de menor poder ampliador, seguida das restantes objetivas. Coloquei, ao longo do bordo da lamela, duas gotas de soluto de Lugol do lado oposto àquele em que coloquei o corante, absorvi com um papel de filtro o excesso de soluto de Lugol para que o soluto atravessasse toda.
a preparação (método de irrigação ou capilaridade) Procedeu á observação da preparação no M.O.C., utilizando a objetiva de menor ampliação, seguida das restantes objetivas.
Célula da epiderme da cebola (parede celular, citoplasma e núcleo).
Adicionado corante lugol sobre a epiderme da cebola.
5. Resultado
Obtivemos os resultados esperados, concluímos a experiência com êxito sem dificuldades na parte do procedimento
...