Célula Da Epiderme Da Cebola
Artigos Científicos: Célula Da Epiderme Da Cebola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandromaester • 29/3/2014 • 413 Palavras (2 Páginas) • 1.254 Visualizações
CÉLULA DA EPIDERME
DA CEBOLA
Componentes
Docente:
Cruz das Almas
2012
Visualização da Parede celular
Vegetal
Resumo
Preparamos uma lamina com o fragmento da epiderme de uma cebola, solução de NaCl e o corante lugol, para com isso visualizar a separação entre a parede celular e a membrana plasmática.
Introdução
A célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular , vacúolos e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento, incluindo vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas. A parede celular confere a célula proteção e resistência, possuem flexibilidade e permeabilidade, permitindo que os materiais das células possam entrar e sair livremente. É composta em sua maioria por celulose e lignina.
Objetivos
Em condições normais a membrana plasmática está em contato com a parede celular, o nosso objetivo foi adicionar uma solução de NaCl em uma lâmina, com um pedaço da epiderme da cebola, retirando assim a água de dentro da célula, através das diferenças de osmolaridade, pois, quando colocada em uma solução de maior concentração, a água passa para região com a solução mais concentrada, nesse caso fora da célula, o resultado disso é a separação da membrana da célula da parede celular.
Materiais e métodos:
Microscópio;
Lâminas;
Lamínulas;
Conta-gotas;
Lugol;
Pinça;
Solução de Cloreto de Sódio(NaCl);
Recipiente com água;
Óleo de imersão;
Com o auxilio da pinça retiramos dois pedaços da epiderme da cebola, colocando cada uma sobre uma lâmina. Na primeira lâmina foi adicionada água e então cobrimos com a lamínula; na segunda adicionamos a solução de cloreto de sódio e o corante lugol e então cobrimos com a lamínula. A próxima etapa foi levar as lâminas para serem observadas no microscópio de luz, nas objetivas de 10X, 40X e 100X.
Resultados e discussões
Visualização das paredes celulares em contato com a membrana da célula.
Visualização da separação da parede celular da membrana após
...