A Avaliação Bicelular
Por: Alexandre de Andrade Cruz Macedo • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
Curso: Nutrição | Série: 1ª | Turma: Teórica | Turno: Matutino |
Professor(a): Léia Carolina Lucio | Disciplina: Biologia celular | ||
Data: 14-4-2020 | Horário: 9:10 as 11:30 | Prova Teórica: 80 | |
Acadêmico(a): Julia De Andrade C. Macêdo | RA:49376 | ||
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA:
|
BOA PROVA!!!![pic 1]
1- Observe a figura abaixo e a partir dela responda as questões:
[pic 2]
a) Descreva a estrutura geral da célula com todos os componentes que podem ser observados. (10 pontos)
Resposta: Trata-se de uma célula procariótica, e sua estrutura consiste em:
Cápsula: reveste a célula externamente;
Citoplasma: substância gelatinosa responsável por manter o formato da célula;
DNA: carrega as informações genéticas da célula;
Flagelo: possibilita a locomoção da célula;
Membrana plasmática: controla a troca de substâncias da célula com o meio externo;
Parede celular: confere forma à célula;
Pilus: possibilita a fixação da bactéria ao meio;
Ribossomo: estrutura responsável pela produção de proteínas.
b) Justifique se a figura representa uma célula procariótica ou eucariótica. (5 pontos)
Resposta: Trata-se de uma célula procariótica pois é uma estrutura anuclear, simples, e ainda não possui as organelas.
2- A microbiologia e biologia celular são áreas da ciência que estudam também as bactérias. Dentre elas algumas tem características patogênicas, porém, existem as que contribuem para garantir a proteção do corpo humano, é o caso das que compõe a microbiota normal do corpo humano (Pelczar, 2005). Sobre as bactérias:
a) Diferencie as bactérias gram negativas e gram positivas (incluindo informações também sobre a coloração). (10 pontos)
Resposta: A bactéria Gram-positiva denomina-se aquelas cuja as paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada em sua estrutura, mesmo quando submetida a um processo de descoloração, mesmo depois de ser descolorida pela violeta genciana. Já as que mudam para um tom roséo-avermelhado quando submetidos ao processo de descoloração são denominadas Gram-negativas.
b) Comente a relação entre os ribossomos da célula procariótica com a ação de alguns antibióticos. (10 pontos)
Resposta: Os ribossomos podem formar fileiras chamadas poliribossomos onde um RNA mensageiro faz com que a síntese aconteça mais rápido, devido esse fato muito antibióticos tem como principal função atingir diretamente o funcionamento dos ribossomos, deste modo não é possível a reprodução e não poderá sobreviver.
3- As células eucarióticas apresentam duas partes morfologicamente distintas, o citoplasma e o núcleo. O citoplasma e delimitado pela membrana plasmática e o núcleo pela membrana nuclear. Ambas as membranas têm constituições parecidas, assim, como as demais membranas presentes no interior das células revestindo as organelas. Sobre as membranas celulares:
a) Descreva, em detalhes, a estrutura da membrana plasmática. (10 pontos)
Resposta: A membrana plasmática é uma estrutura trilaminar composta por bicamada fosfolipidica, considerado como anfipático por possuir sua cabeça polar e hidrófila voltada para o interior da membrana. Inseridas na camada lipídica estão as proteínas que podem ser classificadas em integrais, quando atravessam toda membrana periférica quando ficam fixas as extremidades da membrana. Essas proteínas possuem função de transportar substancias que não atravessam a camada lipídica. O colesterol por sua vez que também esta entre os fosfolipídios, possui função de controlar a fluidez e permeabilidade da membrana. Na porção externa da membrana aderidos as proteínas ou lipídeos, esta a glicocalice composto por glicoproteínas e glicolipideos que possui função de proteção , química, e mecânica, sinalização celular e aderência. Os fosfolipídios podem ter seus ácidos graxos saturados, tendo menor fluidez e permeabilidade, e maior seletividade ou insaturados com maior fluidez e permeabilidade e menor seletividade.
b) Escolha um transporte através da membrana e explique como ele acontece. Na explicação inclua as informações sobre: gasto de energia, fluxo do soluto frente ao gradiente de concentração, que componente da membrana está envolvido no transporte. (10 pontos)
Resposta: O transporte passivo é o tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia. Não há gasto de energia porque as substâncias deslocam-se naturalmente do meio mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, a favor do gradiente de concentração. O transporte de substâncias ocorre até que as concentrações dentro e fora da célula sejam igualadas. Existem três tipos de transporte passivo: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Difusão Simples
A difusão simples consiste no transporte de gases e moléculas pequenas, lipossolúveis ou hidrofóbicas através da plasmática. A difusão é processo lento. Entretanto, quando as diferenças de concentração são muito altas, o processo é acelerado. Um exemplo de difusão é a troca de gases durante a respiração, pois o gás oxigênio e o gás carbônico estão em concentrações diferentes nos alvéolos pulmonares.
Difusão Facilitada
A difusão facilitada é o transporte de substâncias que não se dissolvem em lipídios. Assim, as substâncias contam com o auxílio de proteínas, as permeasses, para atravessar a membrana plasmática. As permeasses capturam substâncias como glicose e aminoácidos e facilitam a sua entrada na célula.
...