A Comunicação Celular
Por: Stefff • 2/6/2017 • Dissertação • 281 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
COMUNICAÇÃO CELULAR:
Sinal elétrico: Potencial de membrana das células excitáveis(neurônios e músculos).
Sinal químico: moléculas secretadas pelas células no líquido extracelular(maior parte das comunicações celulares).
1. JUNÇÃO COMUNICANTE: Transferência direta de sinais químicos e elétricos.
2. SINAIS DEPENDENTES DE CONTATO: Células vizinhas se comunicando. Molécula da superfície de uma membrana se liga a outra.
3. COMUNICAÇÃO LOCAL: Feita por substância químicas que se difundem no líquido extracelular. Célula se comunica com ela mesmo ou com vizinhas.
4. COMUNICAÇÃO DE LONGA DISTÂNCIA: Combinação de sinais elétricos carregados por células nervosas e sinais químicos transportados no sangue.
1: Se forma a partir da união de ptns transmembranas(conexinas) de células adjacentes, criando um canal protéico(conexon) que pode abrir e fechar. É encontrada: Músculos cardíaco, alguns tipos de músculos liso, o pulmão, o fígao e os neurônios do cérebro.
2: Depende de contato. CAMs: moléculas conhecidas inicialmente por seu papel na adesão célula-célula. Atuam como receptores na sinalização célula-célula. São unidas ao citoesqueleto e as enzimas intracelulares. Por meios dessas ligações, as CAMs transferem sinais em amabas as direções através das membranas celulares.
3: Sinal parácrino: é uma substância química que atua nas células próximas aquela que secreta o sinal. Todas as células podem liberar sinais parácrinos. Se um sinal químico atua na própria célula que o secretou ele é denominado sinal autócrino. Em alguns casos, uma molécula pode atuar com sinalização autócrina e parácrina. Essas moléculas de sinalização chegam até suas células- alvo por difusão através do líquido intersticial. A histamina, citocinas e os ecoisanoides são exemploes de células sinalizadoras.
4: Células do sistema nervoso e também endócrino.
...