A Introdução Liídeos
Por: 2inara4 • 12/11/2018 • Dissertação • 433 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
INTRODUÇÃO
A definição de lipídeos não se baseia na estrutura química, e sim numa propriedade físico-química: a solubilidade. Os lipídeos são substâncias muito diferentes entre si, e estão agrupados por serem insolúveis em água, e solúvel em solventes orgânicos, como éter, clorofórmio, hexano, metanol, etc. A estrutura química de cada um dos compostos varia consideravelmente, assim como o seu papel biológico. (TRATADO DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO & DIETOTERAPIA – SEGUNDA EDIÇÃO. SILVA, SANDRA MARIA CHEMIN SEAB). Os triacilgliceróis contendo apenas ácidos graxos saturados são sólidos (gordura animal), enquanto aqueles que possuem ácidos graxos insaturados são líquidos (óleos) em temperatura ambiente.
Determinação de lipídeos nos alimentos é a porcentagem que se estabelece sobre ele dos vários tipos de lipídeos presentes nos alimentos de origem animal e vegetal.
É de extrema importância a determinação de lipídeos nos alimentos para estudos bioquímicos, possibilitar uma dieta saudável, respeitando os limites de ingestão, já que o uso abusivo pode causar inflamações celulares levando a inflamações crônicas, como aterosclerose, hipertensão e etc.
Os procedimentos clássicos idealizados por Soxhlet em 1879, com refluxo de solvente por muitas horas, devem ser evitados, já que favorecem as reações de peroxidação e de hidrólise, podendo comprometer resultados analíticos posteriores, como a quantificação de certos componentes lipídicos. Um dos procedimentos de extração mais versáteis e efetivos, que supera as dificuldades mencionadas acima, é a metodologia de Bligh & Dyer3, uma versão simplificada do procedimento clássico usando clorofórmio-metanol proposto por Folch. Outra vantagem apresentada pelos métodos baseados na mistura binária clorofórmio e metanol é a capacidade de extraírem tanto os lipídios neutros e os lipídios polares eficientemente. Diversos estudos mostraram que, dependendo do tipo de tecido que será analisado, a escolha do método de extração influencia significantemente no resultado final. As mais notáveis vantagens que o método de Soxhlet apresenta são a amostra está sempre em contato com o solvente, havendo sua constante renovação; a temperatura do sistema mantém-se relativamente alta, visto que o calor aplicado para o processo de evaporação é constante; é uma metodologia muito simples que não requer treinamento especializado e que possibilita a extração de uma quantidade maior de óleo em relação a outros métodos, sem a necessidade de filtração da miscela após o término da extração, pois a amostra esteve envolta no cartucho durante todo o procedimento. Pesquisadores, como Folch reconheceram estas características intrínsecas da extração de lipídios e desenvolveram um método usando uma mistura de clorofórmio e metanol, seguida pela adição de solução de cloreto de potássio, visando uma melhor separação das fases. Bligh e Dyer3 modificaram o método de Folch e propuseram um “método rápido para extração e purificação dos lipídios totais”.
...