A SENSIBILIDADE SOMÁTICA
Por: Priscylla Vilella • 3/7/2018 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
Fisiologia – Aula Prática - SENSIBILIDADE SOMÁTICA
1. Introdução e objetivos:
O sistema nervoso central toma conhecimento de tudo que se passa interna e externamente ao organismo por intermédio de seus órgãos sensoriais. Existem diversas modalidades de receptores sensoriais, cada qual reagindo a um determinado estímulo, definindo-se este como uma fonte energética capaz, ou potencialmente capaz, de induzir uma resposta no tecido vivo. Clinicamente as sensações são divididas em especiais (visuais, auditivas, gustativas, olfativas e vestibulares), e gerais (tácteis, térmicas e dolorosas).
O objetivo dos experimentos que se seguem é examinar algumas das sensações somáticas (cutâneas e profundas) na espécie humana, assim como algumas de suas características.
2. Material utilizado:
- agulhas
- algodão
- estesiômetro
- termômetro
- bequeres
- gelo
- água quente
- caneta
- régua
3. Procedimento experimental
A. - SENSAÇÃO TÁTIL
A.1- Deslize um pedaço de algodão desfiado sobre a palma e o dorso da mão e compare as sensações táteis.
A.2- Sensação dolorosa
A 2.1- Observe a sensação dolorosa de uma retirada de um pelo com uma pinça.
A 2.2- Compare a intensidade da dor entre a retirada de um pelo com a compressão da dobra da pele entre o dedo médio e o anular e a compressão do tendão calcâneo.
B) LOCALIZAÇÃO DE UM PONTO ESTIMULADO
Com o paciente de olhos fechados, toque um ponto da face anterior (região sem pelo) do antebraço com uma caneta. Após retirá-lo, peça ao colega que indique o ponto estimulado com outra caneta. Marque o erro em centímetro. Em seguida, repita a experiência no dorso da mão. Marque o erro e compare-o com o anterior.
C) DISCRIMINAÇÃO DE DUAS PONTAS
Com um estesiômetro (ou um compasso), pesquise a menor distância em que o colega percebe duas pontas no dorso e antebraço. Compare as diferenças encontradas pelos valores dos limiares de duas pontas de cada região do corpo.
D) SENSIBILIDADE PROPRIOCEPTIVA
D.1. O experimentado e o experimentador se colocam um de frente para o outro. Ambos estendem o braço direito e fazem com que os indicadores se toquem, permanecendo o experimentado de olhos fechados, Em seguida, ele desvia o braço para a direita (cerca de noventa graus). Durante este deslocamento, o experimentador afasta o seu dedo alguns centímetros. O experimentado retorna o braço para a posição anterior, indicando a posição do dedo do examinador. Anote o erro em centímetro. Repita a experiência na posição vertical. Anote o erro e compare-o com o anterior.
...