ANÁLISE NUMÉRICA DE PILARES MISTOS AÇO-CONCRETO
Por: Thamires Ane • 19/6/2019 • Monografia • 535 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
ANÁLISE NUMÉRICA DE PILARES MISTOS AÇO-CONCRETO
Denomina-se, elemento misto aço-concreto aquele no qual um perfil de aço, trabalha em conjunto com o concreto, formando um pilar, uma viga, uma laje ou uma ligação mista. A opção por estruturas mistas está associada, ao fato de que a estrutura de aço pode ser construída primeiro, suportando as cargas permanentes e de construção. O propósito deste trabalho é a implementação e o desenvolvimento de procedimentos numéricos voltados para análise de pilares mistos.
A décadas os pilares mistos vêm sendo estudados e sua utilização vem sendo cada vez mais destacada, oferecendo aos projetistas informações que reflitam melhor o comportamento desse tipo de elemento.
A análise de elementos mistos se torna difícil uma vez que, tem-se em questão, características relacionadas ao comportamento do aço e concreto além do mais a interação entre ambos.
Para isso utiliza-se o Método dos Elementos Finitos que, associado à técnica de programação orientada a objetos que podem fornecer resultados satisfatórios.
Observa-se que os parâmetros envolvidos na análise de estruturas mistas são variados e complexos, o que mostra que há uma série de questões e fenômenos que devem ser avaliados e analisados de forma mais consistente e eficaz.
A saguinte dissertação encontra-se dividido em 8 capítulos, no capítulo 1 ele fala das considerações iniciais abordando sobre alguns conceitos, porém acho que ele não é claro, pois usa termos muito tecnicos que não é compreendido por qualquer leitor. No segundo capítulo tem-se os principais tipos de análises e procedimentos adotados pelas normas internacionais, uma análise de seções transversais mistas genéricas é feita nos capítulos 3, 4 e 5. A obtenção dos esforços resistentes em sessões mistas, características dos materiais aço e concreto e exemplos de aplicação da formulação são feitas no capitulo 3.
No capítulo 4 apresenta-se uma formulação voltada para obtenção de relações momento-curvatura em seções mistas genéricas. As relações momento-curvatura são obtidas através de dois algoritmos distintos que utilizam o método de Newton Raphson. Exemplos de utilização da formulação são apresentados ao final do capitulo.
Duas formulações, uma utilizamos o método de Newton Raphson e outra utiliza um parâmetro de deformação que caracteriza os estados limites últimos das seções, são apresentadas no capitulo 5 para obtenção de superfície de interação em seções genéricas submetidas à flexão composta por obliqua. Exemplos de formulação também são apresentadas.
Os capítulos 3, 4 e 5 são uma etapa importante, principalmente a obtenção de esforços na seção, para a implementação do modelo de elementos finitos apresentado no capitulo 6. Nesse capitulo apresentam-se, além do modelo de elementos finitos implementado, exemplos de utilização da formulação e comparações de resultados de outras pesquisas.
Implementações adicionais complementado o modelo de elementos finitos desenvolvidos são apresentados no capítulo 7. Esse capítulo demostra possíveis aplicações e potencialidades do modelo implementado, tendo como principal característica apresentar tendências para trabalhos que poderão ser desenvolvidos futuramente.
...