APS 1- Água, pH e sistema tampão
Por: Rillery Stephanie • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 744 Palavras (3 Páginas) • 529 Visualizações
APS 1- Água, pH e sistema tampão
- Esquematize:
O modelo dipolar da água.
- ligações de hidrogênio entre três moléculas de água.
- Porque quando um sal como o NaCl se dissolve em água, ele não volta a se reagrupar?
- Qual a correlação da dissociação da água com o pH? Qual o significado de pH?
A agua é considerada um liquido neutro por ser o que menos se dissocia ou ioniza. A quantidade de moléculas dissociadas ou ionizadas nas agua é muito pequena, em relação ao total de moléculas, bem como são pequenas as quantidades de ions H+ e OH-, em soluções .
pH- é uma unidade de medida usada para avaliação do hidrogênio livre nas soluções. Expressa a acidez em termos da concentração de H+.
- Qual a importância do pH nos seres vivos, com as células e o metabolismo celular em constante funcionamento?
O plasma dispõe de mecanismos de defesa contra variações bruscas ou significativas do pH por meio de substâncias, capazes de reagir tanto com ácidos quanto com bases, chamadas sistemas "tampão".
Representado pelos sistemas tampão, capazes de neutralizar ácidos e bases em excesso, dificultando as oscilações do pH. Ação imediata, excreção via urina
- Represente a escala de pH e cite um exemplo para cada uma das categorias que aparecem nesta escala.
Na escala de pH, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas, e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são consideradas neutras. [pic 1]
- O pH de uma substância está neutro, o que faz ele ficar mais ácido? E mais básico? E se houver nesta solução um tampão?
- O que é um tampão e para que serve? Responda explicando qual é o mecanismo de atuação de um tampão.
È uma solução que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-os aproximadamente constantes, mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas. O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano.
- Calcular o pH das seguintes substâncias:
- pOH=1,4
- pOH=6,8
- pOH=12,3
- pOH=4,7
- O que acontece com o H+ e pH do meio quando se acrescenta:
- HCl
- NaOH
- NaCl
- Na2CO3
- NH4Cl
- Qual é a constituição do sistema tampão? Exemplifique com tampões de importância biológica.
Os sistemas tampão, constituído por um ácido fraco(HÁ) e sua base conjugada (A), são capazes de impedir grandes variações de pH quando se adiciona outros ácidos ou beses
...