AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS
Por: Bruna Vilarinho • 11/10/2016 • Relatório de pesquisa • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 2.062 Visualizações
Universidade Federal do Piauí
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Biofísica e Fisiologia
Curso: Nutrição
TE 2: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS
NA ESPÉCIE HUMANA
Bruna Vilarinho de Sousa
Teresina
2016
Bruna Vilarinho de Sousa
TE 2: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS
NA ESPÉCIE HUMANA
Professor Dr. Acácio Salvador Véras e Silva
Teresina
2016
Sumário
Introdução....................................................................................01
Materiais e métodos.....................................................................02
Resultados & Discussões ............................................................03
Conclusão.....................................................................................05
Referências bibliográficas ............................................................06
01.Introdução
A unidade básica da atividade neural integrada é o arco reflexo. Esse arco consiste em um órgão sensitivo, um neurônio aferente, uma ou mais sinapses de integração central, ou em um gânglio simpático, um neurônio eferente e um efetor. (Ganong,1991)
Os reflexos miotáticos ou de estiramento são característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos e nos tendões. (Silverthorn,2003)
Os reflexos miotáticos inverso quando a tensão é suficientemente forte, a contração cessa de modo súbito e o músculo relaxa, esse relaxamento em resposta a um estriamento muito forte. (Guyton,2002)
A estimulação dos nervos parassimpáticos também excita o músculo esfíncter da pupila, diminuindo assim a abertura pupilar; isto é chamado miose. Inversamente, a estimulação dos nervos simpáticos excita as fibras radiais da íris e causa dilatação da pupila, chamada midríase. Reflexo Fotomotor é quando a luz incide sobre os olhos, as pupilas se contraem. (Guyton,2011)
O objetivo principal dessa prática é o estudo do arco reflexo, reflexos somáticos, viscerais, é importante que se conheça os reflexos observados em condições normais no ser humano quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas do corpo.
02.Materiais e métodos
A presente prática foi realizada na sala do departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí no dia 28/09/16.
Reflexo somático:
I) Córnea : Deve se tocar na córnea com a ponta de um lenço de papel;
II)Plantar: Deve se esfregar a ponta de um objeto ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial ;
III)Paletar:Deve se percutar o ligamento patelar com um martelo de borracha.A pessoa deve estar sentada de forma que as pernas balance livremente .
IV)Aquileu:Deve se com o auxílio do martelo de borracha faça ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles.
V)Tricipital:Deve se bater com o martelo de borracha sobre a inserção do tríceps braquial, a 2cm do cotovelo.
Reflexo Viscerais:
I)Fotomotor:Deve se olhar para um ponto iluminado,verifique o centro das íris os diâmetros das pupilas ,cubra os olhos com as mãos durante cerca de 10 segundos, não deixando penetrar luz entre os dedos nem comprimindo os globos oculares, retire rapidamente uma das mãos e, na mesma fração de segundo, e ver o que acontece com o diâmetro da pupila recém-descoberta.
II) Espino-Ciliar: Deve se beliscar com surpresa a pele da “nuca” do examinado e verificar o que sucede com os diâmetros das pupilas.
III) Bradicárdico:Deve se palpar os pulsos das artérias radiais de um colega, e anote os valores, em seguida e sem deixar os pulsos palpados, o examinando mergulhará a face em uma bacia com agua fria durante 15 segundos .Após isto, aguardar 5 segundos e , da mesma forma anterior, determinar novamente a frequência de pulso por 30 segundos.
03.Resultados e Discussões
1-Reflexo corneal:
Fernanda - Ao tocar a esclerótica: Reflexo de piscar
- Ao tocar a córnea: Reflexo de piscar
Daniele - Ao tocar a esclerótica: Não houve o reflexo de piscar
- Ao tocar a córnea: Reflexo de piscar
O reflexo corneal estar ligado com o músculo ciliar que ativam os receptores β que contraem para a visão próxima .(Ganong,1991)
2-Reflexo plantar:
Fernanda -ao tocar a planta do pé: Reflexo de flexão dos dedos
Marymarta- ao tocar a planta do pé : Não houve o reflexo
A lesão do feixe corticoespinhal lateral nos humanos produz o sinal de Babinski:dorsoflexão do hálux e abertura em leque dos outros artelhos quando se risca com objeto rombo a face lateral do pé.Exceto no lactente, a resposta normal a esse estímulo é a flexão plantar de todos os dedos. Acredita-se qu o sinal de babinski seja um reflexo de afastamento flexor normalmente mantido inibido pelo sistema corticoespinhal lateral. É útil na localização de processos patológicos, mas seu significado fisiológico é desconhecido.(Guyton,2002)
3-Reflexo Patelar:
90°ocorreu a extensão da perna
<90°não extendeu totalmente
>90°não extendeu
4-Reflexo Aquileu:
Fernanda – Ocorreu uma flexão plantar do pé
Daniele – Ocorreu a mesma flexão
5-Reflexo tricipital:
Marymarta :uma pequena flexão do antebraço
Como o órgão tendinoso de Golgi fica em série com as fibras extrafusais, quando estas se contraem o órgão tendinoso de Golgi é estirado e são emitidos potenciais de ação para o SNC ao longo do nervo sensorial em uma freqüência proporcional à tensão desenvolvida pelo músculo.(Guyton,2011).
...