RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
Artigos Científicos: RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhenrique01 • 14/10/2012 • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 4.532 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA 2010.2
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
TERESINA
2010
RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
TERESINA
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................
OBJETIVOS.................................................................................................................
METODOLOGIA...........................................................................................................
RESULTADOS E DISCURSÕES.................................................................................
CONCLUSÃO..............................................................................................................
INTRODUÇÃO
O relatório tem como objetivo principal estudar algumas manifestações reflexas dos seres humanos, como os atos reflexos somáticos e viscerais. Onde os estudados são oriundos da turma de educação física 2010.2 da Universidade Federal do Piauí.
A metodologia para realização da prática se deu pelos testes somáticos (reflexo plantar, corneal, aquileu, tricipital) e viscerais (reflexo fotomotor, espino ciliar, bradicárdio). Os grupos foram subdivididos para prática, onde dois alunos realizaram o experimento( sendo que é importante ter um homem e uma mulher), tendo dois observadores e os demais anotaram os resultados e auxiliaram na prática.
Depois da realização dos testes, o grupo irá discutir os resultados lavando em consideração os resultados de outras equipes para poder emitir uma conclusão mais aprofundada sobre a prática.
OBJETIVO GERAL:
Estudar algumas manifestações reflexas somáticas e viscerais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Observar as manifestações reflexas somáticas e viscerais
Comparar os resultados das observações reflexas somáticas e viscerais
Analisar os resultados das observações reflexas somáticas e viscerais
METODOLOGIA
Os grupos foram subdivididos para realização da prática, dois alunos realizaram o experimento (sendo que os alunos foram um homem e uma mulher), com dois observadores e os demais anotaram os resultados e auxiliaram na prática.
Os testes de reflexos somáticos foram dividos em: reflexo plantar, córneal, patelar, aquileu, tricipital.
No reflexo plantar com ajuda de um objeto com ponta, por exemplo, um lápis, esfregou-se a ponta do objeto ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial. No reflexo córneal com auxilio de um lenço de papel, aproximou-se pelo lado do olho a ponta do papel até tocar a córnea. Sendo que esses dois reflexos somáticos já mencionados caracterizam como superficiais.
No reflexo patelar foi utilizado um martelo de borracha para realizar o toque no ligamento patelar, onde as pessoas se encontrassem de forma que as pernas balançassem livremente. Em seguida, pesquisou-se o reflexo com a perna em vários graus de flexão (75º, 60º, 30º) e foi observado em que ângulo a resposta foi mais efetiva. Logo após, cada um dos alunos do experimento agarram fortemente os punhos e puxaram em sentido oposto (manobra de Jendrassik). Pesquisou-se o reflexo com e sem manobra.
No reflexo aquileu, com martelo de borracha, fez-se uma ligeira pressão sobre o tendão de Aquiles. Os alunos apoiaram o joelho sobre uma cadeira deforma que o pé relaxou livremente. Foi executado pelos dois membros. No reflexo tricipital, bateu-se com o martelo de borracha sobre o tendão de inserção do tríceps braquial a dois cm do cotovelo. Os alunos se posicionaram com o braço em repouso sobre uma das mãos do examinador, de forma que o anti braço balançou livremente.
Os testes de reflexos viscerais foram divididos: foto motor, espino-ciliar, bradicárdio.
No reflexo foto motor, solicitou-se que os alunos olhassem um ponto iluminado (lâmpada). Verificou-se no centro da íris o diâmetro da pupila em cada olho. Pediu-se que cobrissem os olhos com as mãos durante cerca de 10 segundos, não deixando penetrar luz entre os dedos, nem comprimindo os glóbulos oculares. Ordenou-se que os alunos retirassem uma das mãos e, na mesma fração de segundo, os observadores olharam o que aconteceu com o diâmetro da pupila recém descoberta.
No reflexo espino-ciliar, através de um beliscão, com o grau de surpresa possível, na pele da “nuca” dos alunos observados verificou-se que sucedia com os diâmetros das pupilas. No reflexo bradicárdio os alunos determinaram a frequência cardíaca palpando os pulsos radiais nas artérias radiais do grupo, por 30 segundos. Em seguida os examinados mergulharam a face em uma bacia e aguardaram 5 segundos e, da mesma forma anterior,
...