Ação sobre alimentação saudável para crianças e adolescentes nas escolas
Por: Paloma Mota • 16/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 382 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
Universidade Federal do Reconcavo Baiano
Aluna: Paloma Mota Santos
Nutrição em Saude Coletiva
Plano de Ação sobre alimentação saudavel para crianças e adolescentes nas escolas.
Introdução
A alimentação saudável na infância e na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental; e pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras.
Ao contrário do que muitos pensam, uma alimentação saudável não significa uma alimentação cara ou de difícil acesso. Fazem parte de uma alimentação saudável, a maioria dos alimentos “in natura”, tais como: feijão, arroz, milho, trigo, frutas, legumes e verduras, sementes e castanhas, onde devem ser consumidos em porções adequadas todos os dias para garantir os nutrientes essenciais ao organismo.
Justificativa
Como este público já tem horários definidos de acordar e compromisso escolar, além disso passa maior parte do tempo na escola, este plano de ação é justificado por essas razões:
Pré-escolares (2 – 6 anos) e Escolares (7 – 10 anos):
• Pré-escolar: Nessa fase, a criança ainda está formando seus hábitos alimentares e ela deve ser estimulada a participar do ato de alimentar-se.
• Escolar: Como a criança está em fase de socialização mais intensa e se torna mais independente dos pais e da família, é importante assegurar e reforçar a sua responsabilidade na seleção e consumo de alimentos saudáveis.
Adolescente (10 e 19 anos)
Período caracterizado por transformações que influenciam, inclusive, no comportamento alimentar. Uma alimentação saudável fornece os nutrientes adequados ao crescimento e às modificações corporais que ocorrem nesse período. Neste período devemos nos atentar aos transtornos alimentares que podem ocorrer, devido ao culto exagerado ao corpo (uso de anabolizantes, bulimia, anorexia, etc.) Deve-se sempre aliar uma alimentação saudável com a prática de alguma atividade física nestas fases.
Metodologia
AÇÕES:
- Convidar um nutricionista para sensibilizar os discentes para a importância de uma alimentação adequada às necessidades individuais;
- Realizar um workshop de cozinha saudável/sustentável;
- Fazer formação para os funcionários (professores, copeiros, ajudantes de cozinha) sobre alimentação equilibrada;
- Gerir o fornecimento de alimentos no prato e monitorizar se aquela alimentação está sendo bem aceita por parte dos alunos e assim como o desperdício por parte dos funcionários da cantina.
RECURSOS:
- Material multimédia(projector e computador);
- Material de Cozinha Ingredientes;
- Papel, canetas coloridas, imagens.
AVALIAÇÃO:
- Aplicação de questionário
- Pesagem das sobras(desperdicio)
...