SAÚDE EM ESCOLA
Projeto de pesquisa: SAÚDE EM ESCOLA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sara9648911 • 23/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 339 Visualizações
PROJETO TRANSDISCIPLINAR
TEMA: SAÚDE NA ESCOLA;
1- APRESENTAÇÃO:
O “Projeto Saúde na Escola” foi esquematizado para oferecer suporte teórico e prático para auxiliar os educadores nos seus esforços para a formação integral por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com a ajuda do Município.
Esse projeto, será executado para abordagem estratégica de promoção da qualidade de vida e redução dos riscos à saúde aos estudantes e famílias. Assim, definimos o lema do “Projeto Saúde na Escola” como: “Educar para Bem Viver!”
Destaca-se que presente Projeto tem seus princípios espelhados em Projetos sociais e educativos bem sucedidos em outras escolas da rede.
2- JUSTIFICATIVA:
Esse projeto tem por base diversas ações educativas e sanitárias, cujo tema principal é a promoção da saúde centrada na criança com uma projeção significativa para a comunidade escolar e a familiar de seus alunos.
Assim, acreditamos que esse projeto irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida de nossas crianças e jovens, somando às demais iniciativas que estão em andamento em nosso município.
3- OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação em nossa cidade e região.
3.2 Objetivos Específicos:
Tem como objetivo, enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Saúde e Qualidade de Vida”;
Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos, melhorando assim os índices de saúde de nossa comunidade;
- Incentivar aos alunos a adotar a postura e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;
9
- Promover a comunicação entre Escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes;
- Fortalecer a participação da comunidade local nas políticas de educação básica e saúde.
4- METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:
Os processos desse projeto foram descritas atividades para se trabalhar com os alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude referente à sua saúde a de seus semelhantes.
Cada professor irá trabalhar antecipadamente temas, que serão parcialmente escolhidos para que possam vir profissionais da saúde do município para fazer palestras. Serão agendados para as palestras e atividades, através de atividades em classe. Algumas das atividades em classe que serão executadas são: (1) leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilização; (2) debates e discussões; (3) pesquisas na biblioteca e na internet; e (4) mostra de vídeos. É primordial também que ocorra depois das palestras e atividades um espaço para discussões em classe e análise dos pontos positivos e negativos de cada tema.
• Português:
- Leitura de textos sobre saúde e qualidade de vida;
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Debates e apresentação de vídeos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam uma redação com essa temática, ou, então, dividir a sala e pedir que cada grupo produza um programa de rádio que pode abordar: Noticias e informações sobre problemas de saúde causados pelo acúmulo de lixo. Pedir aos alunos que façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição, anemias, doenças bucais (como cárie).
• Matemática:
-Identificar os alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional;
-Calcular a quantidade de calorias na refeição (café da manhã, almoço etc.);
-Fazer cálculos do IMC (Índice de Massa Corpórea).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Organizar uma visita ao estabelecimento de saúde para que os estudantes vejam a quantidade de pessoas vítimas de doenças.
10
O professor pode também desenvolver uma atividade com a participação de um Policial Militar para tratar sobre normas básicas de segurança no manejo de instrumentos, no trânsito e na prática de atividades físicas. Após isso, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e cálculos diversos.
• Artes:
- Desenhos com a temática vida saudável;
- Compor músicas, no estilo “hip hop” ou “repente do nordeste”.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Convidar um “Bombeiro” para um evento com a presença de pais e responsáveis para falar medidas simples de primeiros socorros diante de: escoriações e contusões, convulsões, mordidas de animais, queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas, afogamento, intoxicações, câimbras, febre, choque elétrico, sangramento nasal, diarréia e vômito, acidentes de trânsito e acidentes domésticos. Além disso, o professor pode convidar um profissional da “Companhia de Energia Elétrica” para falar sobre a prática de soltar pipa e acidentes com a rede elétrica.
* História:
- História da produção de medicamentos;
- Epidemias na história da humanidade;
- Doenças nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Doenças associadas à falta de higiene no trato com alimentos: intoxicações, verminoses, diarréias e desidratação;
...