Estudo dirigido ciencia dos alimentos
Por: Dayanna Furtado • 7/4/2016 • Exam • 2.556 Palavras (11 Páginas) • 1.097 Visualizações
AULA 1- Introdução às Ciências dos Alimentos
- Quais são as Ciências envolvidas na tecnologia de alimentos e de que forma influenciam na elaboração de produtos alimentícios?
- Ciências Biológicas- estuda os seres vivos, evolução, o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico.
Ciências Nutricionais- se relacionam com a tecnologia dos alimentos com a esperança de que os alimentos sejam saborosos, que ele tenha nutrientes e que o alimento tenha uma qualidade nutricional adequada.
Ciências Físico-químicas- então relacionadas com a tecnologia de alimentos através dos aspectos sensoriais e também das análises físico-químicas dos alimentos, ou seja, análise de quantidade de Carboidrato, proteína, quando determinamos o teor de nutrientes dos alimentos, faz-se através das análises físico químicas.
Engenharias - as engenharias se relacionam com a tecnologia de alimentos através do desenvolvimento de equipamentos das indústrias, pensando no melhor aproveitamento do alimento e no melhor tratamento do alimento para que não haja contaminação.
- Quais objetivos e importância da tecnologia dos alimentos?
- Aplicação de métodos e da técnica, para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos, aumenta a vida de prateleira, inibição microbiológica e bioquímica, transformação e garantia de qualidade microbiológica, fornecer nutrientes necessários, garantir alimentos fora de safra, diminuir perdas (produção e armazenamento), gerar lucro para os produtores.
- Quais as diferenças entre matéria prima alimentar, alimento in natura e produto alimentício? Utilize suas palavras.
- Matéria prima alimentar: toda substância de origem vegetal ou animal, em estado bruto, que para ser utilizada como alimento precise sofrer tratamento e/ou transformação de natureza física, química ou biológica.
- Alimento natural (in natura): todo alimento de origem vegetal ou animal, para cujo consumo imediato se exija apenas, a remoção da parte não comestível e os tratamentos indicados para a sua perfeita higienização e conservação.
- produtos alimentícios: Obtenção, a partir de tratamento físico e/ou químico da matéria-prima alimentar ou alimento in natura e outras substâncias permitidas, através de processos tecnológicos adequados.
- Quais objetivos da bromatologia?
Determinação de um componente específico do alimento, ou diversos componentes. Atua em segmentos de controle de qualidade, aplicação em universidades, industrias de alimentos, órgãos governamentais.
- Explique como a análise de alimentos se insere nas universidades e centros de pesquisa, órgãos governamentais e industrias dos alimentos.
Universidades e Institutos de pesquisa: Pesquisa de novas metodologias analíticas, pesquisa de novos produtos, controle de qualidade de produtos existentes.
Indústria de alimentos: o Controle de qualidade das etapas de processamento- Matérias-primas, Produtos intermediários, Produtos finais o Pesquisa de novos produtos. Melhoramento de produtos existentes.
Órgãos governamentais: Fiscalização e controle de qualidade, Padronização de produtos alimentícios.
- Explique a diferença entre alimentos aptos e não aptos citando e explicando as classificações dos alimentos inaptos ao consumo.
Aptos- Padrões de Identidade e Qualidade Regulamentos técnicos
Não aptos- Considerados como Fraudes Não se enquadram nas normas definidas Podendo ser subdivididos.
Contaminados- Alimentos contendo perigos ou substâncias naturais tóxicas acima do permitido. Ex: Parasitas, bactérias, metais pesados
Alterados- Mudanças naturais em características sensoriais do alimento devido ao processamento não adequado Ex: falta de higiene, erros de embalagem.
Falsificados- Produtos fabricados clandestinamente e vendidos como genuínos Ex: Bebidas alcoólicas, azeite, chocolate.
Adulterados- Produtos privados de suas características originais, substituídos ou não por outras substâncias. Dá-se por: Adição ou Subtração.
- Quais as diferenças entre métodos instrumentais e convencionais na análise de alimentos e explique o que deve-se levar em consideração na escolha de um método.
Métodos Convencionais- Há alto custo de equipamentos. Não há disponibilidade. É um método oficial reconhecido legalmente. Apresentar melhores resultados (raramente).
Método analítico- Presença de interferentes, Escolha dependente da composição, Necessidade de separação de compostos antes da medida
AULA 2 - Princípios de tecnologia dos alimentos
- Cite e explique as principais fases do processamento de alimentos.
- Beneficiamento: depende da sua origem e destinação- limpeza, separação de partes não comestíveis, higienização
- Elaboração: maior importância, atividade tecnológica, métodos físicos, químicos, físico-químicos e biológicos; aproveitamento integral ou separação para elaboração de novos produtos.
- Preservação e conservação: eliminação da microbiota normal inconveniente, eliminação da microbiota normal, eliminação das enzimas; consolidação na indústria dos alimentos, aumento da vida útil.
- Armazenamento: armazenamento dos alimentos, preservação pós processamento; cuidados com a deterioração por temperatura ambiental, umidade, composição do ar atmosférico, imperfeição da embalagem, absorção de odores, ações de predadores.
- O que é densidade e qual a importância do seu estudo para a indústria de alimentos?
Densidade é Inconstante, Alteração por temperatura e pressão (⇑ TºC ⇓ densidade), Importante em operações de redução e equipamentos de mistura.
- O que é viscosidade e qual a importância do seu estudo na indústria de alimentos?
Viscosidade é Resistência interna do líquido ao fluxo, Importância em alimentos líquidos, Responsável por sensação bucal
- Cite o que são fluidos estáticos e explique a importância do seu estudo.
Fluidos estáticos: Pressão exercida no recipiente que os contem. Pressão relacionada com densidade e altura da massa no recipiente. Liquido na base: maior pressão (pressão hidrostática). Cálculo de tanques de armazenamento.
...