INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ANATOMIA HUMANA
Por: BeatrizPGB • 20/3/2019 • Trabalho acadêmico • 796 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ANATOMIA HUMANA
1. Conceitue anatomia do ponto de vista etimológico:
A palavra anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de; tome = corte). Logo, etimologicamente anatomia significa cortar em partes.
2. Conceitue anatomia do ponto de vista funcional:
No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
3. Conceitue Nômina Anatômica:
É o conjunto de termos que indicam e descrevem as partes do organismo.
4. O que significa utilizar “epônimos” na terminologia anatômica?
Epônimo refere-se a uma personalidade histórica ou mítica que dá seu nome a alguma coisa. A utilização de epônimos na terminologia anatômica é a utilização de nomes de pessoas para designar estruturas anatômicas, sendo que, estes não são mais utilizados.
5. Quais são as principais regras para nomear uma estrutura anatômica?
A língua oficialmente adotada é o latim, porém cada país pode traduzi-la para seu próprio vernáculo. Ao designar uma estrutura do organismo, a nomenclatura procura utilizar termos que tragam alguma informação ou descrição sobre a referida estrutura. Dentro deste princípio, foram abolidos os epônimos (nome de pessoas para designar coisas) e os termos indicam: a forma (músculo trapézio); a sua posição ou situação (nervo mediano); o seu trajeto (artéria circunflexa da escápula); as suas conexões ou inter-relações (ligamento sacroilíaco); a sua relação com o esqueleto (artéria radial); sua função (m. levantador da escápula); critério misto (m. flexor superficial dos dedos – função e situação). Contudo, alguns nomes foram conservados por estarem consagrados pelo uso.
6. Conceitue “posição anatômica”
Todos os termos de direção que descrevem as relações de uma parte do corpo com outra parte são feitos tendo como referência a posição anatômica. Na posição anatômica, o corpo está ereto, os pés estão paralelos entre si pisando no chão, os olhos estão dirigidos para diante, e os membros superiores estão ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para diante (posição supinada) e os dedos apontando diretamente para baixo.
7. O que são:
a. Planos de delimitação (limítrofes) do corpo humano:
São planos imaginários tangentes à superfície do corpo, que o delimitam.
b. Quais são eles: plano ventral ou anterior – plano dorsal ou posterior – plano lateral direito - plano lateral esquerdo – plano cranial ou superior - plano caudal ou inferior
c. Planos de secção do corpo humano:
São planos nos quais o corpo pode ser seccionado e diagramado a fim de visualizar e estudar a disposição estrutural dos vários órgãos.
d. Quais são eles: plano sagital – plano frontal (coronal) – plano transversal
e. O que são eixos do corpo humano:
São linhas imaginárias, perpendiculares aos planos de secção, em torno dos quais ocorrem os movimentos.
f. Quais são eles: eixo látero-lateral ou transversal – eixo ântero-posterior ou sagital – eixo crânio-caudal ou longitudinal
g. De acordo com a figura abaixo, dê nome aos planos de secção do corpo humano:
8. O que são termos de “posição e direção” em Anatomia?
Termos de direção e posição são usados para localizar as estruturas e as regiões do corpo relativas à posição anatômica.
9. Conceitue os seguintes termos que indicam posição e direção de estruturas anatômicas:
a. Superior:
Também denominado cranial, mais próximo da cabeça; para cima.
b. Inferior:
Também denominado caudal, mais afastado da cabeça; para baixo.
c. Anterior:
Também denominado ventral, mais próximo da frente do corpo.
d. Posterior:
Também denominado dorsal, mais próximo do dorso do corpo.
e. Lateral:
...