MANUAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO
Por: karoljoanne • 14/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.623 Palavras (11 Páginas) • 363 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
CURSO DE NUTRIÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO
MANUAL DE ESTÁGIO
Maceió
2015
1.APRESENTAÇÃO
Esse manual foi elaborado com a finalidade de descrever os objetivos e a forma de organização do estágio curricular em Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição, destinando-se aos alunos e aos responsáveis das Instituições Concedentes de estágio.
O Curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) tem a duração de 8 semestres, em período matutino e noturno. As disciplinas que correspondem ao estágio curricular ocorrem no 6º, 7º e 8° semestres. Essas disciplinas têm como objetivo permitir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em algumas áreas de atuação do nutricionista.
As disciplinas de estágio são de responsabilidade do Curso de Nutrição da UNIT. O estágio é devidamente orientado, acompanhado e supervisionado por docentes do próprio curso e por profissionais com formação acadêmica em Nutrição, das empresas ou das instituições onde ocorrem.
2. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS EXIGIDOS PARA O ESTÁGIO
- Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e Plano de Atividades do Estágio: Em três vias cada, que devem ser retiradas na Coordenação de Nutrição da UNIT, em data previamente agendada. O aluno deverá providenciar a assinatura da Instituição concedente do estágio.
- Cartão de vacinação atualizado;
- Resultados dos exames obrigatórios (somente para os campos que solicitarem);
- Outros documentos, de acordo com a exigência de cada instituição;
- Seguro de vida: A UNIT contrata seguro de vida com cobertura para todos os alunos em estágio obrigatório. O número da apólice de seguro será fornecido em tempo oportuno.
3.DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
As disciplinas práticas (estágios) do Curso de Nutrição são desenvolvidas em três áreas de atuação do nutricionista, a saber:
- Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição,
- Nutrição Clínica
- Nutrição em Saúde Pública
O estágio tem a duração de 15 meses, sendo a carga horária de 200 horas por disciplina, perfazendo um total de 600 horas. As disciplinas são desenvolvidas no sistema de rodízio, sendo que os alunos deverão, obrigatoriamente, concluir todas, cumprindo a programação total.
Em cada período, 200 horas são destinadas as atividades práticas nas Instituições. Em cada local de estágio, o aluno deverá elaborar um trabalho e/ou relatório, que corresponda aos aspectos de interesse da Instituição ou Empresa. O aluno poderá contar com a orientação teórica dos docentes responsáveis pela disciplina e/ou seus colaboradores.
Os locais para desenvolvimento das disciplinas serão designados por seleção, que será realizada na própria Instituição. As Instituições que não realizam processo seletivo, terão suas vagas preenchidas através de sorteio entre os alunos.
4. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO EM GESTÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
4.1 LOCAIS:
Unidades de alimentação e nutrição que prestam serviços a indivíduos.
4.2 OBJETIVO GERAL:
Capacitar o aluno para aplicação de métodos e técnicas de gerenciamento para o atendimento alimentar e nutricional de grupos populacionais.
4.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Identificar as atribuições e atividades desenvolvidas por nutricionista na área;
•Participar do planejamento de cardápios que atendam às necessidades nutricionais da clientela, bem como à política da instituição;
•Identificar os processos de transformação de gêneros alimentícios em preparações;
•Identificar os controles de qualidade (inclusive o higiênico) em todas as etapas dos processos.
4.4 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
•Análise crítica da edificação e montagem da UAN: localização, dimensões e montagens dos setores, fluxo de atividades e fluxo de pessoal (funcionários, clientes, visitantes);
•Planejamento de cardápios, bem como análise quantitativa e qualitativa dos cardápios oferecidos;
•Organização e gerenciamento de Recursos Humanos;
•Análise de atividades relacionadas à administração de pessoal: escalas e controle de frequência, treinamento técnico, higiene e segurança no trabalho, estabelecimento de rotinas e elaboração de roteiros de atividades, sistemas de seleção, avaliação de desempenho e política salarial;
•Acompanhamento e análise dos processos de planejamento de refeições, especificações e compras de alimentos, cronogramas de recepção de materiais, controle de estoques e de custos;
•Acompanhamento e análise dos processos de recepção, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos;
•Acompanhamento e análise dos procedimentos de higienização das instalações e dos alimentos;
•Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT;
•Levantamento e análise dos sistemas de controle de qualidade (boas práticas, sistema APPCC, dentre outros);
•Avaliação da aceitação de preparações: estimativas do resto ingestão;
•Utilização de métodos de análise sensorial;
•Serviços especiais: atividades de planejamento e execução de cardápios especiais;
•Testes de receitas;
•Desenvolvimento de um trabalho/estudo ou atividade que represente contribuição do estagiário à UAN concedente do estágio.
5. ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO
Entende-se por orientação de estágio o acompanhamento rotineiro das atividades do estagiário visando o esclarecimento de dúvidas e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos, de acordo com as necessidades do campo de estágio. A orientação do estágio deve ficar a cargo do profissional da instituição concedente. Esta deve ser direta e, para tal, torna-se necessária a existência de Nutricionista na instituição concedente que assuma a orientação, de acordo com a Resolução CFN Nº 418/2008.
...