O Estudo Dirigido Sistema Nervoso Central
Por: Saretute • 28/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.741 Palavras (7 Páginas) • 280 Visualizações
UFPI / DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA Disciplina de FISIOLOGIA PARA NUTRIÇÃO – Professor: Acácio Véras
ESTUDO DIRIGDO SOBRE SISTEMA NERVOSO
1. Quais os elementos constituintes de um arco reflexo e suas respectivas funções?
a) receptor: captam alguma energia ambiental e a transformam em PA;
b) nervo sensorial: conduz o potencial de ação do receptor até a sinapse do SNC;
c) sinapse:
d) nervo motor: conduz a PA do sistema nervoso central para o órgão efetuador;
e) órgão alvo ou efetuador: normalmente é musculo ou uma glândula e executa a resposta da PA.
2. Conceitue sinapse e diga por que nesta estrutura o impulso é unidirecional.
É a região de encontro entre os neurônios e entre neurônios e órgãos, onde ocorre a transmissão química de impulsos elétricos. A transmissão unidirecional na sinapse é garantida pelo fato de que as vesículas com neurotransmissores existem apenas nas transmissões do axônio pré-sináptico.
3. Quanto à localização ou fisiologicamente como se dividem os receptores? E o que é a lei das energias específicas?
Localização:
- Exteroceptores: captam estímulos provenientes do ambiente;
- Proprioceptores: captam estímulos provenientes do interior do corpo;
- Interoceptores: percebem condições internas do corpo.
Fisiologicamente:
- Mecanorreceptores: responde a força ou pressão;
- Termorreceptores: responde a temperatura;
- Receptores eletromagnéticos: responde a luz;
- Nocirreceptores: lesão tissular;
- Osmorreceptores: concentração;
- Quimiorreceptores: substâncias químicas.
Lei das energias específicas. Os receptores em geral são específicos para determinados tipos de estimulo.
4. Conceitue e caracterize homúnculo sensitivo e motor.
Homúnculo sensorial: representa o córtex soméstrico primário, ou a sensibilidade tátil de pressão ou a dor no nosso corpo, está localizado no lobo parietal. Em sua representação é possível observar que as mãos, a face, os lábios e a língua são mais sensíveis do que outras áreas do corpo.
Homúnculo motor: representa o córtex motor primário. Está localizado exatamente no sulco central do córtex frontal. Esta área é a mais importante para o funcionamento motor do nosso corpo, pois elabora e executa movimentos motores do nosso corpo. A sua boca, os seus olhos e especialmente as suas mãos são enormes devido a maior especificidade na localização dos receptores e dos nervos motores.
5. Faça um esquema e explique os reflexos miotático, miotático inverso e o mecanismo de funcionamento do sistema eferente gama.
Os reflexos miotáticos são característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos e nos tendões, existem 2 tipos de reflexos miotáticos:
- REFLEXO MIOTÁTICO (ESTIRAMENTO): é o reflexo motor que ocorre em resposta ao estiramento de um músculo, pode ocorrer em todos os músculos esqueléticos do corpo.[pic 1]
Receptor sensorial neurônio sensitivo (aferente) medula espinhal motor neurônio alfa órgão efetuador (contração muscular)[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
1.O fuso muscular percebe o estiramento do musculo 2. Neurônios sensoriais enviam potenciais de ação à medula espinhal 3.neuronios sensoriais fazem sinapse diretamente com neurônios motores alfa 4. Neurônios motores alfa produzem potenciais de ação que quando chegam no musculo promovem a contração muscular
O reflexo miotático de estiramento pode ser dividido em reflexo miotático dinâmico e reflexo miotático tônico. O dinâmico é provocado por um estiramento rápido do músculo e o tônico contribui para o tônus musculas.
- REFLEXO MIOTÁTICO INVERSO: é controlado pelo órgão tendinoso de golgi que é receptor de estiramento localizado no tendão do músculo.
[pic 6]
Aumento abruto de tensão do tendão órgão tendinoso de golgi via aferente do tipo ib neurônio sensorial faz sinapse com o interneurônio [pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
Interneurônio inibitório faz sinapse com motoneurônio previne a contração excessiva ou o estiramento passivo do músculo.[pic 11]
O órgão tendinoso de golgi fornece uma retroalimentação ao sistema nervoso central sobre a tensão desenvolvida pelo músculo. Os neurônios sensoriais conduzem potenciais de ação até o H medular. Neurônios sensoriais formam sinapses com interneurônios inibitórios que formam sinapse com motoneurônios alfa. A inibição de neurônios motores alfa causa relaxamento muscular, aliviando a tensão aplicada sobre o tendão.
- SISTEMA GAMA: Ativa as extremidades polares das fibras intrafusais que resulta no estiramento da região equatorial do fuso desta região parte um estimulo aferente (IA e IB) que ascende até a medula e adentra pelo corno porterior chegando até o corno anterior para ativar o alfa T e F (promovendo a contração), enquanto o alfa I vai relaxar a musculatura antagonista (diminuindo o tônus) proporcionando equilíbrio muscular. As alças gama (estática e dinâmica) levam as informações ao encéfalo (tônus e força muscular).
6. Esquematize e descreva o fuso neuro-muscular. Conceitue tônus muscular.
O fuso muscular é o principal órgão sensitivo do músculo. Se o impulso do alongamento for muito grande, o influxo proveniente do fuso muscular acarreta uma contração protetora, funcionando como um detector do comprimento. Os fusos musculares são considerados unidades contráteis regulares do musculo, pois quando ocorre o alongamento da fibra muscular, o fuso envia sinais sensitivos à medula espinhal e a resposta é uma contração deste mesmo musculo para evitar a ruptura de suas fibras, gerando uma resposta protetora. Desta mesma forma o fuso muscular também age para manutenção do tônus muscular e de nossa postura, adaptando o grau de concentração das fibras musculares de acordo com a necessidade daquele momento.
...