O Relatório de Estágio Supervisionado
Por: fabianabrasil55 • 14/3/2023 • Relatório de pesquisa • 889 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO E MARKETING
BOA VISTA – RR
2022[pic 2]
1
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO E MARKETING
Relatório de estágio apresentado ao Curso de Graduação em Nutrição do Centro Universitário Claretiano, como requisito final para obtenção de nota referente ao Estágio Supervisionado em Nutrição e Marketing.
Perceptores:
BOA VISTA – RR
2022
SUMÁRIO[pic 3]
- INTRODUÇÃO……………………………………………………………… 4
- OBJETIVO GERAL.......……………………………………………………. 4
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS………………………………………….. 4
- JUSTIFICATIVA……………………………………………………………. 5
- DESENVOLVIMENTO...…………………………………………………… 5
- CONCLUSÃO...……………………………………………………………… 6
- ANEXOS……………………………………………………………………… 6
- REFERÊNCIAS..…………………………………………………………… 10
- INTRODUÇÃO
Sabe-se que o Marketing Nutricional pode ser definido como um conjunto de atividades que a indústria de alimentos realiza com a finalidade de obter produtos saudáveis, destinados a satisfazer as necessidades de uma determinada população que necessita de uma atenção nutricional, seja para preservar, promover a saúde ou impedir o aparecimento de enfermidades. Dessa forma, depreende-se que o que determina o papel do Marketing Nutricional ultrapassa as barreiras das informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos.
Ademais, é inegável que este é um instrumento primordial aliado à prática da nutrição. Nesse sentido, segundo Karina Helena Wingert, o nutricionista deve buscar inovações em suas práticas na construção de hábitos alimentares saudáveis, na produção de alimentos e serviços, garantindo aos consumidores informações corretas sobre os alimentos. O marketing, que por anos é relacionado ao desenvolvimento de hábitos alimentares inadequados, quando atrelado à nutrição, concentra esforços para incentivar as pessoas a se alimentarem melhor.
Assim sendo, a prática promovida pelo estágio supervisionado visou proporcionar inovações de práticas alimentares, que podem ser incluídas facilmente na dieta dos brasileiros, além de atender aos princípios do Marketing Nutricional.
- OBJETIVO GERAL
O Marketing Nutricional traz como principal ideia entregar ao consumidor informações nutricionais verossímeis sobre os alimentos que consome, de forma que a alimentação deste não seja pautada apenas nos comerciais exibidos pela indústria alimentícia que, por muitas vezes, não exibem as informações relacionadas à saúde. Dessa forma, o objetivo geral foi apresentar um produto com informações e rótulos nutricionais verossímeis ao consumidor, visando promover uma alimentação saudável e balanceada, além de conhecer como funciona o procedimento de preparo, montagem de ficha técnica e rotulagem.
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Produzir um produto levando em consideração o Marketing Nutricional;
- Entregar ao consumidor um alimento saudável, com rotulagem correta e valor adequado;
- Aplicar os princípios e técnicas aprendidos durante o curso;
- Participar ativamente de todo o processo nutricional, desde o preparo do produto à elaboração da rotulagem e ficha técnica.
- JUSTIFICATIVA
É indubitável que a prática é essencial à formação de um profissional. Em relação a isso, Paulo Freire, ao propor uma concepção problematizadora de educação, na qual educador e educando vivenciam situações concretas da realidade, de forma a construir um conhecimento permeado pela reflexão sobre os aspectos éticos e sociais do seu agir técnico, critica o ensino caracterizado por um diálogo singular e vertical entre educador e educando.
Dessa forma, levando em consideração a importância da prática no ensino, destaca-se uma importância ainda maior em se tratando do ensino nutricional, uma vez que nutricionistas trabalham com a prática, podendo proporcionar às pessoas uma dieta balanceada nutricionalmente, além de poder criar produtos que levem em consideração o Marketing Nutricional, como é o caso do presente trabalho.
...