O Trabalho de Nutrição
Por: Kaci • 27/11/2020 • Relatório de pesquisa • 804 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
TPM
Sintomas da TPM
Dor nas mamas, irritabilidade, sensibilidade, vontade de comer doce, cólica, irregularidade no ciclo, são os principais sintomas da TPM. É caracterizado TPM se a mulher apresenta 1 ou mais sintomas.
Diagnóstico da TPM
O diagnóstico é dado quando a mulher apresenta esses sintomas de 10 a 15 dias antes da menstruação e deve-se observar se os sintomas estão presentes nos últimos 3 ciclos.
Causa da TPM
Alguns estudos mostram que a causa é da genética. Algumas mulheres apresentam sensibilidade à oscilação dos hormônios, e o grau varia de acordo com o corpo de cada mulher.
Quando os sintomas são muito acentuados é necessário intervenção médica, que muitas vezes são os contraceptivos orais.
No entanto, é possível melhorar o estilo de vida, intervindo na alimentação, sono de boa qualidade, exercício físico, meditação/ioga.
Principais Nutrientes
Alguns nutrientes são fundamentais e quando necessário pode-se suplementar. São eles: Magnésio, Vitamina B6, Cálcio e Vitamina D. Esses nutrientes também são essenciais para a síntese de serotonina.
Hormônios
As mulheres ficam mais sensíveis na TPM porque há aumento da progesterona e diminuição do estradiol. A progesterona retém líquidos, o que acarreta o aumento das prostraglandinas causando o inchaço e as dores. A queda de estrogênio provoca vasodilatação e, portanto, a dor de cabeça.
Suplementação e Fitoterapia
Algumas estratégias podem ser utilizadas para amenizar os sintomas da TPM.
Muitas vezes as mulheres se sentem ou realmente estão acima do peso e logo pensam em cortar o carboidrato, porém, dessa forma haverá dificuldade na síntese de serotonina.
O interessante é incluir boas fontes de carboidrato e principalmente não cortar o açúcar totalmente, uma vez que quanto mais mascarar a vontade de doce, mas vontade dará.
Nutrientes e Qualidade do Sono
Diversas estratégias podem ser utilizadas para melhorar o sono, principalmente nesse período. Incluir alimentos fonte de triptofano, desde o café da manhã são primordiais pois ajudam a melhorar o humor durante o dia. E também o triptofano favorece e estimula a melatonina, hormônio do sono. O jantar deve ser leve, com ingestão adequada de fibras, pouca gordura saturada e açúcar, para que o sono seja restaurador.
Retenção de Líquidos
Uma alimentação anti-inflamatória e antioxidante deve ser praticada principalmente nesse período. Incluir chás diuréticos, como o de cavalinha e cabelo de milho também ajudam a desinchar.
Suplementar cactinea pode ser uma boa opção, uma vez que auxilia na redução de até 20% do peso.
Café x TPM
Alguns estudos sugerem que mulheres que sofrem de TPM evitem totalmente a cafeína, particularmente mulheres que sofrem de sensibilidade mamária. No entanto, outros estudos mostram que não há relação e deve ser avaliado de acordo com o organismo da mulher. É necessário fazer o acompanhamento durante esse período.
O café pode ser substituído por chá de cúrcuma e de gengibre pois possuem atividade antioxidante.
Por que será que nós mulheres temos mais vontade de comer doce no período pré-menstrual?
Será que é psicológico? Não, não é!
No período pré-menstrual temos mais vontade de comer doce porque o nível de glicose e insulina está maior e isso faz diminuir a competição de triptofano com outros aminoácidos de cadeia ramificada como o BCAAs. E esses BCAAs competem muito com a entrada do triptofano na barreira hematoencefálica. Então essa vontade de comer doce é para favorecer a entrada de triptofano na barreira hematoencefálica. Aumentando assim a produção de serotonina. Nada mais é que um mecanismo de defesa para o corpo produzir mais serotonina numa fase que a serotonina está mais baixa. E aí pensamos: como inibir a vontade de comer doce no período pré-menstrual? Será que preciso de um suplemento? Mas será que realmente preciso inibir essa vontade de comer doce, sendo que o doce é importante nessa fase? O que podemos fazer é favorecer a entrada de triptofano com escolhas alimentares inteligentes e de forma que isso não vá prejudicar o processo de emagrecimento.
...