RELATORES: BEATRIZ RIBEIRO STANGARLIN E LUCAS DE MORAES
Por: biastangarlin • 8/11/2018 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
CURSO DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DE FISIOLOGIA
[pic 1]
MECÂNICA VENTILATÓRIA
[pic 2][pic 3]
RELATORES: BEATRIZ RIBEIRO STANGARLIN E LUCAS DE MORAES
Bebedouro SP
21/10/2018
MECÂNICA VENTILATÓRIA
PARA: GUSTAVO HENRIQUE RIGO CANEVAZZI
ELABORADO POR: BEATRIZ RIBEIRO STANGARLIN E LUCAS DE MORAES
ASSUNTO: ELABORAÇÃO DE PULMÃO ARTIFICIAL
DATA: 21/09/2018
LOCAL DE ELABORAÇÃO: LABORATÓRIO UNIFAFIBE
TIPO DE RELATÓRIO: PRÁTICO
1. INTRODUÇÃO
Os pulmões podem se expandidos de duas formas, sendo elas o movimento do diafragma para baixo e para cima e pela elevação e depressão das costelas. Quando estamos em repouso, a respiração é ocorre quase totalmente pelo diafragma, entretanto, durante a respiração intensa, as forças elásticas não são potentes o suficiente para produzirem a respiração rápida necessária, e força adicional é obtida, principalmente pela contração dos músculos abdominais que empurra o conteúdo abdominal pra cima. O segundo mecanismo de expansão dos pulmões consiste na elevação da caixa torácica. Os músculos que elevam a caixa torácica são os músculos inspiratórios, são esses esternocleidomastóideo, serrátil anterior e escaleno, enquanto que os que a deprimem são os músculos expiratórios que são os retos abdominais e os intercostais internos.
OBJETIVO(S)
Observar e relacionar o modelo respiratório ao próprio funcionamento do corpo; reconhecer os órgãos envolvidos na respiração; identificar a importância do diafragma para o processo respiratório.
3. MATERIAL E MÉTODO
1 garrafa PET, 3 bexigas, 2 pregadores de roupa, 1 tubo plástico (mangueirinha), 1 régua de 30 cm, 1 tesoura, arame, elásticos de dinheiro , fita adesiva de boa qualidade (fita isolante) e cola quente.
Procedimentos: Encha a bexiga, prenda com um pregador e deixe por um tempo; cortar o caninho plástico em dois pedaços: um de 10 cm e outro de 15 cm; no pedaço de 10 cm, faça um furo para colocar a mangueira de 15cm e posteriormente vede tudo com cola quente; colocar o arame por dentro do tubo e transformá-lo em um Y (checar se não está vazando ar; prenda bem uma bexiga em cada lado do tubo em Y com os elásticos; faça um furo na tampinha da garrafa com o mesmo diâmetro do tubo; corte a parte de baixo da garrafa PET, de maneira que ao colocarmos o tubo com as bexigas elas não fiquem para fora; corte o arame, faça um círculo com ele e prenda-o com fita adesiva na parte de baixo da garrafa; coloque o “pulmão” por dentro da garrafa e coloque a tampinha (vedar com cola quente para não vazar); pegar uma bexiga (já afrouxada) e cortar um pouco abaixo do bico; estique a bexiga, prenda na garrafa e fixe com fita adesiva; puxe a bexiga que está embaixo e veja o movimento da caixa torácica quando respiramos.
...