RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA
Por: Matheus Braga • 11/4/2019 • Relatório de pesquisa • 927 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
Relatório Final – Módulo 01
Coordenador: Monique leite
Secretário: Matheus Procópio
CASO 6:
Título: A fase das mudanças
Termo desconhecido: Impurbere: que não está no periodo de puberdade.
1-Identificar as fases da adolescência.
A Adolescência é considerada na faixa etaria de 10 a 19 anos é o segundo periodo da fase extra-uterina em que o crescimento tem sua velocidade máxima. Nessa faixa etária de 10 a 19 anos a velocidade de crescimento vai aumentar e a massa corporal também aumenta e pdoe ter influencia da genetica e do ambiente que a pesssoa convive, da cultura. Influencias de hormonio.
Classificação de adolescência:
Fase inicial: a faixa etária fica entre 10 e 14 anos é caracterizada pela puberdade, pelo periodo que ocorre o estirão de crescimento, o aumento rápido de secreção de diversos hormônios e o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (maturação sexual).
Fase final: 15 a 19 anos é caracterizada pela desaceleração desses processos e a fase que os hormonios do crescimento se estabeliza.
Meninos:
Durante a puberdade, o crescimento estatural médio anual dos meninos é de 9 a 10 cm e o ganho de peso é de 8 kg. Os meninos terão maior estímulos no aumento da massa muscular por causa da testosterona.
Os meninos apresentam mais tecido magro e menos tecido adiposo do que as meninas.
Meninas:
O Crescimento médio é de 8cm/ano e o ganho de peso é de 6 a 8 kg. As meninas terão maior aumento na gordura corporal pela ação do estrogênio. Aos 20 anos, a mulher apresenta duas vezes mais tecido adiposo do que o homem.
se uma menina iniciou sua puberdade mais tardiamente do que a média populacional – por exemplo aos 12 anos, e não aos 9 ou 10 anos, sua menarca vai ocorrer por volta de 14 a 15 anos e a idade da desaceleração do crescimento se estenderá por mais alguns anos.
As meninas que já passaram pela menarca são mais altas, mais pesadas e apresentam maiores taxas de sobrepeso do que aqueles, da mesma idade, que ainda não tiveram a primeira menstruação. Por um lado, as meninas que apresentam mais quantidade de tecido adiposo antes da puberdade terão acelerada a velocidade de conversão para esterogênio e, portanto, mais chance de ocorrência precoce da menarca.
Por outro lado, também se mostrou que as meninas que apresentam a ocorrência de menarca em idade precoce apresentam maior risco de apresentar obesidade posteriormente.
AMBOS OS SEXOS: Em um periodo de 2 a 4 anos, a altura aumenta 20 a 25 cm em média. Ao término do processo de maturação sexual os adolescentes terão adquiridos 15% da estatura final do adulto e 50% da massa corporal total.
Em ambos os sexos, haverá aumento na quantidade de massa magra e tecido adiposo do inicio ao fim da puberdade
Após o Estirão de crescimento, ocorre a gradual desaceleração de ganho estatural até a parada de crescimento, em torno de 15 e 16 anos nos meninos e 17 e 18 anos nas meninas. É importante enfatizar mais uma vez que essas idades dependem do início em que começou o processo pubertário, podendo haver deslocamentos para a esquerda e para a direita na ordem cronológica.
2-Explicar os estágios de crescimento e maturação sexual.
Estágio 1(M1P1/G1P1) para meninas e meninos:
Nesse estágio, os garotos e as garotas têm caracteristivas fisicas infantis. Em geral, as meninas têm menos de 9 a 10 anos, e os meninos, menos de 11 a 12 anos. É a partir dessa idade, em média, que começam a aparecer as modificações nos caracteres sexuais secundários.
Antes do estirão pubertário por volta de 8 a 9 anos na menina e de 10 a 11 anos no menino, a criança passa por uma fase de repleção pré-puberal, com acúmulo de tecido adiposo como forma de fazer reserva energética para o posterior estirão de crescimento.
...