RELATÓRIO: MAIONESE DE CENOURA
Por: Israeline Sousa • 28/5/2018 • Relatório de pesquisa • 755 Palavras (4 Páginas) • 644 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ[pic 1]
PROFESSORA: Maria Edna Rodrigues de Lima
DISCIPLINA: Tecnologia de Alimentos
Curso: Nutrição - 3ª série
RELATÓRIO: MAIONESE DE CENOURA
Teresina-PI
Abril / 2018
Componentes:
Alírio Martins de Sá Junior
Andressa de Cássia Lima Souza
Israeline Pereira Sousa
Sarita Mascarenhas Guerra de Almendra Freitas
Taina Rêgo Barbosa
RELATÓRIO: MAIONESE DE CENOURA
Teresina-PI
Abril / 2018
1. INTRODUÇÃO
Maionese é um molho à base de óleo e ovo, com a forma de uma emulsão, preparado a frio e condimentado com vários temperos e é muito usada na cozinha e na culinária, largamente utilizada na confecção de sanduíches e de saladas em todos os continentes do mundo.
Existem várias receitas de maionese mas seus ingredientes básicos são ovo, óleo alimentar, limão ou vinagre e sal. Alguns temperos frequentemente utilizados são a mostarda, alho e pimenta, tornando-a muito rica em vitamina E.
As marcas comerciais geralmente oferecem uma alternativa light com menos calorias. Tradicionalmente, a maionese é preparada com gemas de ovos crus em temperatura ambiente. No entanto, especialmente em cozinhas profissionais de restaurantes, está sendo empregada a prática de se fazer uso de gemas de ovos cozidos, mas depois esfriados, também trazidos à temperatura ambiente, na elaboração de suas próprias maioneses da casa. Essas medidas têm como propósito principal diminuir a possibilidade de que se desenvolvam no creme indesejadas colônias de bactérias danosas à saúde do consumidor.
Muitos preferem a maionese caseira, porém devido à presença de ovo cru na sua composição, sua conservação é muito limitada, possuindo uma durabilidade muito reduzida devido à falta de conservantes.
Seu consumo está restrito a mulheres grávidas devido ao possível contágio de Salmonellas. uma espécie de bactéria que provoca gastrenterite, septicemia e febre. A maionese industrializada não tem esse risco devido ao processo de pasteurização dos ovos e uso de conservantes. Para evitar o aparecimento de tais bactérias, aconselha-se que a maionese seja hermeticamente fechada e que, após aberto o pote pela primeira vez, ele seja armazenado num ambiente refrigerado por não mais que 30 dias.
A maionese caseira pode ser produzida facilmente com ingredientes bastante saudáveis, obtendo um valor nutritivo, eficaz e uma ótima consistência. Diversas pessoas, como por exemplo, os hipertensos, podem consumir sem prejudicar a saúde, pois não é necessário a inclusão do sal.
A prática teve como objetivo avaliar o sabor de alguns tipos de receitas de maionese e comparar o efeito de diferentes métodos de preparação no sabor e textura.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. MATERIAIS
-1 cenoura
-250mL de leite integral
-25mL de suco de limão ou 2 limões espremidos
-80mL de óleo
-250 mL de óleo
-Balança analítica
-Prato
-Espremedor de limão
-Pires
-Faquinha de mesa
-Proveta de 50mL
-Proveta de 100mL
-Panela
-Fogão
-Liquidificador
2.2. PROCEDIMENTOS
Pesou-se e colocou-se a cenoura para ferver em uma panela. Ao amolecer, retirou-se a cenoura do fogo, limpou-se e pesou-se novamente. Depois, cortou-se a cenoura em rodelas finas e juntou-as com o resto dos ingredientes no liquidificador e bateu-se até atingir o ponto de maionese, colocou-se no refrigerador e serviu-se.
...