Relatório de bromatologia - Amostragem
Por: tayanetfontes • 20/4/2018 • Abstract • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL NDIA
INSTITUTO DE GENÉTICA E BIOQUÍMICA
GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
Docente: Laura T.
Discentes: Flávio Henrique Barbosa
Tayane Trindade Fontes
Disciplina de Bromatologia
Amostragem; Determinação de Umidade e Sólidos Totais
UBERL NDIA – MG
Abril de 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL NDIA
INSTITUTO DE GENÉTICA E BIOQUÍMICA
GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
Disciplina de Bromatologia
Amostragem; Determinação de Umidade e Sólidos Totais
Relatório referente as aulas práticas de amostragem e determinação de umidade, ministradas como conteúdo da disciplina de Bromatologia do Curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia.
UBERL NDIA – MG
Abril de 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------- 3
Amostragem -------------------------------------------------------------------------- 3
Umidade ------------------------------------------------------------------------------- 3
OBJETIVOS ----------------------------------------------------------------------------------- 5
METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------------ 5
Materiais ------------------------------------------------------------------------------- 5
Métodos -------------------------------------------------------------------------------- 5
RESULTADOS E DISCUSSÃO ----------------------------------------------------------- 6
CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------------- 7
REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------- 7
INTRODUÇÃO
A disciplina de bromatologia tem como finalidade o aprendizado de técnicas que permitem analisar os alimentos a nível nutricional e estrutural, o conhecimento de metodologias quantitativas para dosagem de nutrientes, além da capacidade de identificar alterações que não respeitem os padrões legislativos de qualidade (ZENEBON, 2008).
Amostragem
Para a análise do alimento, deve-se utilizar uma porção limitada do material do conjunto, de forma que mantenha as características do conjunto. Essas amostras devem ser coletadas de forma aleatória e devem permitir deduzir a quantidade média da totalidade, como por exemplo, porcentagem de proteínas. O processo de amostragem inclui a coleta da amostra bruta, preparação da amostra em laboratório e preparação da amostra para análise. Amostras fluidas devem ser coletadas em frascos e homogeneizadas por agitação e inversão, amostras secas devem ser reduzidas a pó e quarteadas, amostras emulsionadas (como manteigas) devem ser aquecidas e homogeneizadas, enquanto amostras úmidas, como carnes e vegetais devem também ser moídas e quarteadas (ZENEBON, 2008).
Umidade
A água é a biomolécula mais abundante nos seres vivos. Esta regula a pressão sanguínea, atua no transporte de nutrientes nos organismos e tem um papel fundamental em reações enzimáticas (PARRON et al., 2011). Nos alimentos, encontramos a água na forma de água livre e água ligada, sendo a água livre mais fácil de ser retirada, estando presente nos espaços intergranulares e entre os poros dos alimentos, formando pontes de hidrogênio com outras moléculas de H2O. Já a água ligada não pode ser retirada, pois forma interações eletrostáticas ligando-se à carboidratos, proteínas, íons, e outras moléculas. Esta não sai dos alimentos durante os processos de secagem. A umidade pode afetar a estocagem, a embalagem e integridade dos alimentos (CELESTINO, 2010).
A atividade da água (AW) é um fator que avalia a disponibilidade de água em um alimento, através da relação entre a pressão de vapor de água em equilíbrio no alimento e a pressão de vapor da água pura na mesma temperatura. A atividade de água é também um parâmetro muito importante para o desenvolvimento microbiano, onde a maioria das bactérias se desenvolve em AW de 0,91, as leveduras em 0,88 e os bolores em 0,80 (HOFFMANN, 2001).
Produtos com alto teor de açúcar apresentam uma melhor estabilidade quanto a microrganismos, pela baixa AW, porém tendem a absorver mais umidade. O conhecimento prévio da atividade da água nos permite designar o tempo de prateleira (validade), tipos de embalagens e condições de armazenamento adequadas para os produtos com altas taxas de açúcar para que estes não se tornem prejudiciais (BOLETIM, 2007).
Algumas metodologias são necessárias para que o alimento tenha uma melhor conservação,
...