Trabalho Sobre Açucares
Por: Julio Cesa • 7/10/2020 • Projeto de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
AÇÚCAR
Definição:
Quimicamente conhecido como sacarose, é uma substância formada por minúsculos grãos de cor branca. Sua denominação cientifica é Alfa-D-Glucopiranose
Variedades:
Açúcar Refinado: É utilizado geralmente para bebidas, confeitaria e conservas.
Açúcar em cubos: Vem em cubos, é também é um açucar refinado e se dissolve em líquido.
Açúcar mascavo : obtém-se mesclando açúcar branco com xarope de melaço diluído, que se da cor, sabor e uma textura úmida.
Xarope de Bordo: adoçante que se obtém pela redução da seiva dos Bordos que crescem exclusivamente no Canadá.
Açúcar granulado de Bordo: cristalizado do xarope de bordo, Seu sabor doce e aromatizado combina muito com crepes.
Açúcar de Confeiteiro: elaborado com o açúcar branco mais uma porcentagem de amido de milho.
Fondant: é uma pasta elaborada com açúcar refinado, água, glicose e suco de limão com o qual se prepara uma calda de açúcar que se deixa esfriar e logo se bate até que torna Branco e pastoso
Mel: o mel vem da flor que a Abelha extrai o pólen.
Glicose: extrai-se do milho e em alguns casos das batatas, tem um poder adoçante inferior ao açúcar, usa-se em caldas de açúcar, caramelos, como ingrediente para elaborar pastas para cobrir bolos.
Dextrose:a dextrose é uma fase da glicose, mas obtida diretamente do amido. [pic 1]
FERMENTO
Definição:
O fermento é um ingrediente muito utilizado na cozinha. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.
Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos.
Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia.
Variedades:
Fermento Biológico Seco: É o fermento que vem em pacotinhos, podem ser conservados fora da geladeira, e por não ter umidade seu processo de fermentação estar hibernado. É usado para pizzas, pães e pode ser adicionado direto na farinha.
Fermento Biológico Fresco: É o fermento de padaria em pacotes ou tabletes, com aroma característico, composto de fermento e substratos diversos. Deve ser mantido sob refrigeração e é mais usado em pães e pizzas.
Fermento Químico: É constituído de bicarbonato de sódio e ácidos orgânicos, que quando em contato com a umidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC. Ele da leveza a massas de tortas, bolos, pasteis de forno e etc, quando em contato com o calor. Deve ser mantido longe a umidade.
Bicarbonato de Sódio: É usado para dar volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com algum ingrediente ácido como: limão, iogurte, vinagre, cacau, entre outros. Pode ser usado no lugar do fermento químico em pó, desde que haja uma quantidade suficiente de ingredientes ácidos para reagir com todo o bicarbonato. [pic 2]
FARINHA
Definição:
A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca.
Variedades:
Farinha comum: entende-se por farinha, sem outro qualificativo, o produto obtido pela moenda de endosperma do grão de trigo que responda as exigências do código alimentar, apresenta um teor de glúten menor, sendo utilizada no preparo de bolos, doces, pães e outros alimentos.
...