Trabalho de Nutrição e Dietética
Por: 140.784.766-00 • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A alimentação é uma necessidade. O ser tende a alimentar-se para sobreviver. Através do alimento, recebemos não só fontes de energia para nossa sobrevivência , como também o prazer que a alimentação nos oferece.
Observamos ao longo da história as inúmeras mudanças na relação entre o homem e os alimentos, como suas escolhas, hábitos, técnicas, mudaram a história ao longo dos anos. Foi nessa perspectiva que o homem sentiu a necessidade de adequar-se as práticas de transformação do alimento. Devido a isso foi fundamental desenvolver utensílios, habilidades e equipamentos que auxiliassem na medida dos alimentos, e também em sua preparação.
OBJETIVO:
Reconhecer a evolução dos equipamentos, e utensílios utilizados para medir os alimentos identificando sua importância no processo alimentar.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado mediante a revisão bibliográfica de sites científicos, leitura de artigos , revistas e na análise de imagens
RESULTADO:
Utensílios antigos:
Tacho
Material: utensílio confeccionado em cobre, muito presente nas roças brasileiras, responsável pela alimentação das numerosas famílias, até meados do século XIX.
História: o utensílio chegou ao Brasil com os colonizadores e logo tomou lugar do destaque sobre as grandes fornalhas e fogões a lenha, que eram improvisados nas varandas das grandes fazendas.
Utilidade:
No Brasil colônia, ele era uma peça importante para a produção de rapadura, pois as tachas, que eram responsáveis pelo ponto da rapadura possuíam o mesmo formato do tacho, ou seja o tacho era um utensílio utilizado tanto para o preparo quanto para saber a quantidade (medida) da rapadura que deverá ser feita.
Balança Romana
Material: utensílio confeccionado em metal e madeira.
História: acredita-se que a balança tenha surgido no antigo Egito, a cerca de 40 séculos atrás.
Utilidade:
Era muito utilizada para pesar as sacas de café, a pesagem era feita com a saca de café em um dos pratos, e pesos de 20 kg no outro. era usada em geral nos armazéns, por ensacadores ou para conferencia do peso.
Utensílios da atualidade:
Copo medidor:
Material: entre as centenas de modelos de copo medidor disponíveis no mercado, é mais comum encontrar nos seguintes modelos:
Plástico: ganha pela versatilidade e praticidade, além de ser durável.
Conta com uma serie de modelos que trazem medidas diversas para garantir o aprume necessário das suas receitas.
Vidro: na mesma linha dos modelos em plástico, o copo medidor em vidro traz uma vantagem, que é um pouco mais sofisticado a decoração da cozinha, além da funcionalidade necessária de garantir o acerto de cada medida pedida nas receitas.
História:O copo medidor surgiu para facilitar a rotina gastronômica, mas não se sabe ao certo quando, onde e por quem foi feita essa descoberta. Existe o copo americano que também é utilizado para medir ingredientes, este, foi criado pela cristaleira americana, nos anos de 70, que teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro ainda nos anos 1540.
Utilidade: Serve para atingir o volume necessário do ingrediente, sólido ou líquido, para levá-lo a receita. O copo medidor que se oferece em uma serie de diferentes modelos, vem com uma espécie de tabela impressa na parte externa do copo, que costuma ser translúcido para facilitar a medida.
...