A Anatomia Humana Maxilofacial
Por: Nathan L. • 16/6/2022 • Resenha • 1.469 Palavras (6 Páginas) • 449 Visualizações
Unidade 4
Anatomia humana maxilofacial
Tabata do Prado Sato
Alexandre Viana Frascino
Questões de múltipla-escolha
Questão 1[a]
“As ciências da anatomia e da fisiologia são o fundamento para a compreensão das estruturas e das funções do corpo humano” (TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016). Considerando o texto anterior, marque a alternativa correta.
- A anatomia é responsável pelo estudo das estruturas e de suas relações no corpo humano.
- A fisiologia humana estuda a função de cada parte do corpo e não possui ligação com a anatomia humana.
- Em Anatomia não se lança mão dos adjetivos interno e externo para indicar posição, de modo que não é possível evidenciar a parte que se volta para o interior ou o exterior de uma determinada cavidade.
- Cada estrutura anatômica do corpo é projetada para desempenhar uma única função específica.
- A idade é responsável por alterações anatômicas evidentes. Desde a fase intrauterina até a velhice nosso corpo passa por inúmeras transformações.
- As afirmativas I, II e III estão corretas.
- As afirmativas I e V estão corretas.
- Somente as afirmativas II e III estão incorretas.
- Apenas a afirmativa V está correta.
- Todas as afirmativas estão corretas.
Justificativa
O processo natural do envelhecimento envolve inúmeras transformações biológicas inerentes aos organismos e que ocorrem de maneira gradativa e premida por necessidades evolutivas.
Questão 2
“No encéfalo, todas as veias drenam para os seios venosos da dura-máter e, em seguida, para as veias jugulares internas” (TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016). Com relação à drenagem venosa da cabeça, marque a resposta correta.
- Os seios da dura-máter são estruturas arteriais utilizadas em casos específicos como canais venosos situados entre as camadas da parte encefálica da dura-máter.
- Os seios da dura-máter são canais venosos situados entre as camadas da parte encefálica da dura-máter.
- Os seios da dura-máter são fenômenos fisiológicos importantes para a periodicidade da drenagem venosa da cabeça.
- Os seios da dura-máter são elementos anatômicos importantes para os fenômenos arteriais da cabeça.
- Os seios da dura-máter são estruturas anatômicas responsáveis pela drenagem venosa da região do pescoço.
Justificativa
Os seios da dura-máter localizam-se entre o periósteo interno aos ossos do crânio e externamente à camada meníngea do encéfalo.
Questão 3
Sobre a drenagem venosa diz-se que: “a veia facial percorre o comprimento da face, a superfície da glândula submandibular e aprofunda-se na direção da veia jugular interna. Suas tributárias correspondem aos ramos da artérias facial (nasal externa, labial inferior, submentoniana, palatina externa)” (RIZZOLO, R. J. C.; MADEIRA, M. C. Anatomia facial com fundamentos de anatomia sistêmica geral. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2016). Sobre esse contexto, marque a alternativa correta.
- A veia profunda da face liga, exclusivamente, as veias jugulares internas ao plexo pterigoideo externo.
- A veia superficial da face liga, exclusivamente, as veias jugulares ao plexo pterigoideo.
- A veia superficial da face liga a veia facial ao plexo pterigoideo.
- A veia profunda da face liga a veia facial ao plexo pterigoideo.
- A veia profunda da face liga as veias jugulares ao plexo pterigoideo.
Justificativa
A v. profunda da face desemboca nos seios cavernosos, localizado lateralmente à hipófise no o. esfenóide. Esta região abriga o plexo pterigoideo.
Questão 4
“As veias alveolares superiores anterior e posteriores são acompanhantes das artérias dos mesmos nomes, ocupando, portanto, os mesmos canais ósseos da maxila que alojam as artérias e drenando todas as partes irrigadas por elas.” (RIZZOLO, R. J. C.; MADEIRA, M. C. Anatomia facial com fundamentos de anatomia sistêmica geral. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2016). As veias alveolares são responsáveis por quais áreas?
- Dentes superiores e inferiores somente.
- Dentes superiores, processo alveolar, periodonto, gengiva, dentes inferiores, mento e músculo milo-hioideo.
- Processos alveolares somente.
- Processos alveolares e dentes anteriores superiores e inferiores.
- Todas as estruturas da maxila e da mandíbula.
Justificativa
Os processos alveolares maxilares e mandibulares têm a drenagem venosa pelas veias alveolares.
Questão 5
“Os linfonodos da cabeça e do pescoço são de grande importância clínica, considerando-se que as vias linfáticas constituem um dos principais meios de disseminação de processos infecciosos e de tumores malignos, além de que podem converter-se em focos infecciosos ou neoplásicos” (RIZZOLO, R. J. C.; MADEIRA, M. C. Anatomia facial com fundamentos de anatomia sistêmica geral. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2016). Com relação ao elemento anatômico linfonodo, marque a alternativa correta.
- O dentista não consegue examinar clinicamente nenhum tipo de linfonodo.
- O dentista tem capacidade clínica de examinar todo e qualquer tipo de linfonodo.
- Linfonodos possuem funções variadas, como de reter e fagocitar corpos estranhos, por meio de seus próprios linfócitos.
- Linfonodos possuem a função única de reter bactérias.
- Linfonodos são estruturas em formato de vasos do sistema linfático.
Justificativa
Os linfonodos subamandibulares, faríngeos e cervicais constituem parte dos órgãos de defesa. Sua avaliação é parte do processo diagnóstico.
Questão 6
“A linfa, originária da intimidade dos tecidos, antes de ser lançada na circulação sanguínea, atravessa, pelo menos, um linfonodo. Ela, inicialmente, circula pelos linfonodos regionais (ou primários) antes de atingir cadeias linfáticas mais centralmente localizadas, que recebem denominação de secundárias, terciárias etc.” (RIZZOLO, R. J. C.; MADEIRA, M. C. Anatomia facial com fundamentos de anatomia sistêmica geral. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2016). Com relação à linfa do sistema linfático, marque a alternativa correta.
...