BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA
Por: RebeccaPx • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.647 Palavras (15 Páginas) • 1.263 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE[pic 2] CURSO DE ODONTOLOGIA
|
MARCOS BATISTA SANTOS
DANIARA COQUEIRO
REBECCA PEIXOTO
BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA
BIOSAFETYINDENTALRADIOLOGYAREA
Vitória da Conquista – BA
2015
MARCOS BATISTA SANTOS
DANIARA COQUEIRO
REBECCA PEIXOTO
BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA
BIOSAFETYINDENTALRADIOLOGYAREA
Projeto de pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa como requisito para a elaboração do Trabalho de Graduação em Odontologia da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, sob a orientação da professora Adriana Miranda
Orientadora: Adriana Miranda.
Vitória da Conquista – BA
2015
- INTRODUÇÃO
A Biossegurança é uma preocupação latente da ciência e é mais fomentada na área de saúde, sendo destacada como medidas essenciais na atuação dos profissionais a respeito da segurança Biológica, devendo ser cada vez mais maturada, e por isto este projeto visa trazer a versão de um estudo preliminar acerca da Biossegurança na área de Radiologia odontológica a partir dos parâmetros e cuidados que devem ser efetivados neste setor como forma de avanço biológico, atuando na prevenção de riscos e acidentes, que é sem dúvida um dos meios mais eficazes existentes para a segurança no ambiente de trabalho.
A biossegurança é entendida como um conjunto de condutas e medidas técnicas, administrativas e educacionais que devem ser agregadas pelo profissionais da área de saúde na prevenção de acidentes em prol de evitar ainda a contaminação cruzada em ambientes biotecnológicos, hospitalares e clínicas ambulatoriais, através da adoção de rotinas básicas de prevenção, entretanto, estudos relacionados a Biossegurança e Odontologia demonstram que o conhecimento e ações do profissional aos protocolos é variável, o que gera uma preocupação grande a respeito da Biossegurança neste setor (PINELLI, et al, 2011).
Assim, este trabalho enfrenta a seguinte questão problema: É possível verificar quais as regras de Biossegurança na radiologia Odontológica? E diante desta pergunta vê-se o quão é importante tratar a respeito desta temática sobre os mecanismos da Biossegurança neste setor, mostrando com relação aos protocolos e regras atinentes a esta temática, abordando suas definições e outros aspectos contundentes a serem explicitados para que tal problemática seja solucionada.
De acordo com a pesquisa realizada a Biossegurança é entendida como uma medida de proteção que envolve os agentes biológicos e o ser humano, e tal discussão é salutar para o avanço na segurança e do conhecimento científico nas ações de Radiologia, e na Odontologia e deve ser fomentado, sendo um dos elementos de maior valia nos processos de cuidado na atuação odontológica já que a radiologia envolve riscos. Salientando pela adesão a protocolos de biossegurança em saúde, como forma de educação continuada, verificando as normas relacionadas a tais ações, proporcionando a oportunidade de os indivíduos terem um tratamento mais seguro.
Assim, nota-se que a biossegurança nas ações de Radiologia odontológica é fundamental para a segurança na odontologia e no cuidado com o paciente e o próprio odontólogo e sua equipe.
E, para este efetivação deste projeto, pautou-se em propostas metodológicas de uma pesquisa bibliográfica que consiste no exame de: artigos científicos de língua portuguesa, inglesa e em espanhol, bem como em Manuais sobre Biossegurança em radiologia Odontológica da Anvisa, nestas fontes foram selecionadas as produções científicas e tecnológicas que discutem a temática no período delimitado para o estudo, auxiliando no arcabouço teórico vigente, abordando artigos e manuais datados de 2000 a 2015.Foram excluídas produções as quais não estejam relacionadas com o tema e que sejam de mais de 15 anos atrás.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 A Biossegurança na Odontologia
Uma preocupação latente na sociedade atual diz respeito as regras de biossegurança. Mas vale ressaltar que esta não ocorre como deveria e medidas que deveriam ser adotada em prol do ser humano muitas vezes se tornam obsoletas e geram riscos para ele e o meio ambiente, expondo os a riscos potenciais, o que é um problema que deve ser rebatido (BRAND, et al, 2011).
Vale salientar que a Biossegurança está relacionada “ao conjunto de medidas organizadas que englobam os elementos humano, técnico e ambiental, no sentido de proteger a todos os seres vivos humanos e animais e o meio ambiente, dos riscos envolvidos com a presença permanente de agentes infectocontagioso, físicos e mecânicos” (CAMPOS, et al, 2012, p.3).
A Biossegurança atua em prol de evitar o risco biológico que tem relação com a eventualidade de que possa haver um evento adverso com a presença de um agente biológico. O importante é a proteção e cuidado já que exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados constituem um sério risco aos profissionais de saúde e pacientes (BRASIL, 2006).
Nota-se conforme dita Oliveira (et al, 2012) que a biossegurança também é basilar na conduta prática de um consultório odontológico e deve ser seguida a risca, pois o profissional de Odontologia deve ter todo o cuidado na abordagem com seus instrumentos, trazendo segurança para ele e para seu paciente.
Sendo assim, destaca-se que a biossegurança é um processo funcional e operacional salutar na área de saúde e que deve ser seguida com cautela, onde deve haver preocupação com a proteção dos profissionais e pacientes de modo a evitar riscos, salienta-se que na Odontologia as principais regras de Biossegurança devem ser implementadas relacionadas ao risco das exposições excessivas aos raios-x e, ainda em prol de se coibir infecções cruzadas (DINIZ, et al, 2009).
Importante frisar que a ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou várias resoluções acerca do tema em pro lde se editar regras a serem seguidas a favor da Biossegurança, mas não é o que vem ocorrendo. De acordo com estudos feitos sobre o tema, um alerta é lançado: Grande parte dos cirurgiões-dentistas ignoram, não conhecem ou não seguem as normas indicadas referentes aos exames radiográficos não implantando a biossegurança que deve pautar as ações de funcionamento de seu consultório (OLIVEIRA, et al, 2012).
...