Prova e Aplicação da ceramica
Por: Rosepitucho • 12/11/2016 • Resenha • 851 Palavras (4 Páginas) • 1.411 Visualizações
Passo a passo de uma metalocerâmica:
1° Passo: Moldagem;
Nessa etapa, a qual é realizada pelo cirurgião-dentista, se obtém o molde do antagonista, com alginato e o da região de interesse com silicone de adição - leve e pesada.
2° Passo: Modelo vazado, já com recorte de troquel;
No laboratório o modelo é vazado em gesso tipo pedra, e então é feita a troquelização (recorte do troquel). No caso de porcelana pura, a troquelização é feita com material refratário (esse material também serve para confecção de inlay – onlay - faceta) próprio para ir ao forno.
3° Passo: Enceramento do coping - (Alivio; Duraley; Sprue);
4° Passo: Metal Fundido Adaptado;
Nessa etapa, o metal fundido adaptado é encaminhado para o Cirurgião-dentista, para fazer a prova, e ele por sua vez, encaminha uma nova moldagem.
5° Passo: Remoldagem- Moldagem de transferência;
Prova e Aplicação de Cerâmica
6º Passo: Desgaseificar o metal;
Esse processo envolve a queima da estrutura metálica, com a finalidade de remoção de todos os gases, como uma purificação do metal para melhorar a adesão da cerâmica. Após a queima o metal poderá ser manipulado somente com luvas ou pinças ate a aplicação do agente de união.
7º Passo: Jateamento do metal;
Consiste na remoção dos gases resultante da queima do metal. Realizado com oxido de alumínio 320, tem por função aumentar o umedecimento da liga com a porcelana, criar microretenções que favorecem a união mecânica pela ação das forças compressivas e produzir aumento de área de superfície coberta pela porcelana, aumentando a união química.
8º Passo: Jato de água quente;
O metal é lavado com um jato de água quente a fim de remover impurezas restantes do processo de jatiamento.
9º Passo : Secagem;
Aplicação de um jato de ar com o intuito de secar completamente a peça metálica para dar continuidade
ao trabalho de estratificação da cerâmica.
10º Passo: Agente de União;
Aplicação do agente de união, que aumenta a adesão da cerâmica ao metal. O agente de união é da mesma marca comercial da cerâmica utilizada.
11º Passo: Opaco;
Aplicação da primeira camada do opaco. Da mesma marca comercial da cerâmica a ser trabalhado, o opaco tem por finalidade mascarar o máximo a estrutura metálica.
12º Passo: Forno;
Após a aplicação do opaco a estrutura é levada ao forno. Esse desde a aplicação do opaco se repete mais uma vez.
13º Passo: Caracterização cervical;
Após aplicação de duas camadas de opaco, é realizado uma pintura com a mesma cor da cerâmica a ser trabalhada, com o intuito de mascarar mais ainda a o metal adjacente e também com a finalidade de caracterizar a cervical mimetizando a estrutura de um dente natural.
14º Passo: Forno;
Ao fim da caracterização cervical a peça é novamente levada ao forno.
15º Passo: Isolamento do modelo;
O modelo de gesso é isolado com uma base acrílica, a fim de evitar que o gesso absorva a umidade da cerâmica a ser aplicada. Após o isolamento a peça cerâmica é levada em posição no modelo de gesso em articulador.
16º Passo: Estratificação;
É
...