TECNOLOGIA NÃO É SUFICIENTE; NECESSÁRIA, SIM!
Artigos Científicos: TECNOLOGIA NÃO É SUFICIENTE; NECESSÁRIA, SIM!. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GlecianeM • 11/9/2014 • 3.487 Palavras (14 Páginas) • 410 Visualizações
TECNOLOGIA NÃO É SUFICIENTE;
NECESSÁRIA, SIM!
Alice Dultra Mendonça, Belo Horizonte 2009
Sumário
1 – Introdução ............................................................................................................. 4
2 - Tecnologia ..............................................................................................................5
2.1 - Tecnologia .E Globalização..................................................................................5
3 - Humanização........................................................................................................10
3.1 - Humanização na área da Saúde........................................................................11
3.2 – Ética .................................................................................................................12
4 - Conclusão.............................................................................................................15
5 - Anexo 1 ................................................................................................................16
RESUMO
A tecnologia na área da Saúde vem para acrescentar inúmeros benefícios tanto organizacionais, cientificamente nas descobertas de inúmeras doenças, quanto operacional, quando se trata de equipamentos modernos.
Há inúmeras aplicações já sendo usadas e várias outras áreas do tratamento de saúde que podem ser exploradas nesse novo contexto. Os aumentos do uso dos computadores e das telecomunicações na área de Saúde propõem novos desafios aos profissionais. Entre esses desafios, podem-se destacar alguns que são de vital importância ao bom funcionamento dos sistemas de Saúde, que questionam os paradigmas das relações entre profissionais e pacientes.
Em razão do acelerado processo de desenvolvimento tecnológico na área da Saúde, a singularidade do paciente como as emoções, crenças e valores ficaram em segundo plano; sua doença passou a ser objeto do saber reconhecido cientificamente. O ato médico, portanto, se desumanizou. Cabe a responsabilidade do educador, do professor ensinar ao aluno, ao futuro profissional, de forma competente, a aplicar as técnicas no atendimento ao paciente e cliente de maneira segura e eficaz, associadas a um atendimento que considere e respeite a individualidade das necessidades do paciente.
Humanizar é acolher esta necessidade de resgate e articulação de aspectos indissociáveis: o sentimento e o conhecimento.
Nas ações da humanização, procuramos resgatar o respeito à vida humana, a nossa e a do paciente ou cliente. Estando presente todo um universo social, ético, educacional e psíquico, observados em todo relacionamento humano. As ações da humanização envolvem um vínculo subjetivo, entre quem cuida e quem é cuidado.
1. Introdução
Desde que houve a revolução industrial no século XVIII, na Inglaterra, o cenário mundial mudou. Tiveram avanços em todas as áreas, humanas, na Saúde, em desenvolvimento de países e até mesmo em tecnologia destrutivas como as bombas atômicas.
Hoje em dia, a tecnologia se renova todos os anos, ou melhor, a todo o tempo são feitos novas descobertas, e o que foi lançado ontem já está atrasado em comparação ao dia de hoje, principalmente, pelo fato de quem tem mais tecnologia, manda no mundo.
Estamos vivendo um período de extrema mudança, quebra de paradigmas, mudanças de comportamento, onde todas as barreiras estão sendo quebradas e as distâncias encurtadas.
Dizemos isso, baseados na voracidade com que as coisas vêm acontecendo, a tecnologia vem proporcionando e acelerando ainda mais esse processo, podemos citar segmentos como da telefonia e a própria internet, que tiveram mudanças evolutivas de forma gigantesca nos últimos anos.
A tecnologia na área da Saúde vem para acrescentar inúmero benefício tanto organizacional, cientificamente nas descobertas de inúmeras doenças, quanto operacional, quando se trata de equipamentos modernos.
Como se pode notar, que há inúmeras aplicações já sendo usadas e várias outras áreas do tratamento de saúde que podem ser exploradas nesse novo contexto. Porém, como toda mudança de hábitos, para efetivar-se, necessariamente deve ser acompanhada de uma mudança de mentalidade. Sendo assim, os aumentos das possibilidades e de uso dos computadores e das telecomunicações na área de saúde propõem novos desafios aos profissionais.
Entre esses desafios, podem-se destacar alguns que são de vital importância ao bom funcionamento dos sistemas de Saúde e que questionam os paradigmas das relações entre profissionais e pacientes.
Os profissionais de Saúde precisam ter em mente que a tecnologia é um meio. “O que interessa são as pessoas. Muitas vezes, os profissionais de saúde se encantam com a tecnologia e se esquecem de sua função social, a promoção da saúde”, analisa o professor Geraldo Brasileira Filho (Publicado em noticia palestra 13/11/2008).
2 – Tecnologia
É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Alta tecnologia refere-se à tecnologia considerada de ponta, isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na sua investigação.
Não existe classe de tecnologia com esta classificação - a definição sofre mutações ao longo do tempo, razão pela quais os produtos considerados de ponta na década de 1960 são considerados, atualmente, se não de baixa tecnologia, completamente obsoletos. Por este motivo, é recorrente o marketing aproveitar esta expressão para promover qualquer produto novo como sendo de "alta tecnologia".
Como a tecnologia atualmente se desenvolve em um ritmo muito acelerado, algo de alta tecnologia (moderno) pode, rapidamente, transformar-se em algo de baixa tecnologia ou obsoleto.
2.1- Tecnologia e Globalização
Na realidade,
...