BIOSSEGURANÇA DA ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
Por: aracelicaroline • 2/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 415 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
BIOSSEGURANÇA DA ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
A constante busca de homens e mulheres pela estética perfeita torna o ramo da beleza cada vez mais crescente no mercado. Nos últimos cinco anos, esse mercado cresceu 47% (segundo dados da ANVISA) e continua em expansão.
A expansão destes serviços no Brasil se deu a partir da década de 1990, como a vinda da crescente inserção da mulher no mercado de trabalho e o maior acesso aos meios de comunicação, que trouxeram padrões de imagem alimentados pela mídia. O resultado foi à sofisticação deste mercado que é empregador de expressiva mão de obra não necessariamente qualificada, dada à facilidade de ingressar no ramo. Com isso muitos profissionais não têm conhecimento sobre os cuidados que devem ser tomados ao realizar as atividades, desrespeitando assim as normas de Biossegurança.
A Biossegunça segundo a Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (aput Teixeira & Valle, 1996) “é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades. Sejam elas de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.
Alguns dados importantes sobre a imagem pessoal quanto à apresentação aos clientes:
Uniforme; manter sempre limpo e estar em bom estado de uso.
Unhas; as unhas devem estar sempre limpas e de preferência curtas.
Maquiagem; nada de exageros, sempre pensar que você não está indo para uma festa, muitas vezes o “mais” é “menos”.
Cremes, óleos e perfumes; cuidado para que não utilize de forma desagradável, o exagero muitas vezes pode incomodar o cliente, mesmo que para você pareça suave.
Quando se têm uma boa higiene pessoal, é difícil que bactérias e vírus possam estar presentes nos vários atos realizados no decorrer do dia-a-dia. Com isso há o aumento da autoestima dos profissionais, que se sentem mais confortáveis e confiantes em si mesmos, e no serviço que prestam aos clientes.
Etapa importante:
Na prática da biossegurança, a limpeza constitui a primeira e a mais importante etapa para a eficácia dos procedimentos de desinfecção e esterilização dos objetos. Limpar significa remover lixo, matéria orgânica e manchas, e inclui escovar, limpar, lavar ou esfregar com água contendo sabão ou detergente. A biossegurança objetiva anular, ou pelo menos, minimizar os riscos de infecção, portanto materiais utilizados nos procedimentos devem ser higienizados, quando não o fazemos, seria o mesmo que admitir que cada vez que um cliente fosse atendido, ele teria grande possibilidade de entrar em contato com microrganismos.
...