TRABALHO DE CARGA HORÁRIA COMPLEMENTAR: TERRITORIALIZAÇÃO COMO TECNOLOGIA LEVE NO TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE
Por: Tegois2 • 20/4/2021 • Monografia • 567 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
TRABALHO DE CARGA HORÁRIA COMPLEMENTAR: TERRITORIALIZAÇÃO COMO TECNOLOGIA LEVE NO TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE.
ALUNA: MARIA TERESA GOIS BARROS - TERAPIA OCUPACIONAL
O que é territorialização em saúde?
Localizar significa mostrar o lugar. Quer dizer, além disto, reparar no lugar. Ambas as coisas, mostrar o lugar e reparar no lugar, são os passos preparatórios de uma localização. Mas é muita ousadia que nos conformemos com os passos preparatórios. A localização termina, como corresponde a todo método intelectual, na interrogação que pergunta pela situação do lugar.(Heidegger,1998). A territorialização em si é organizar os serviços de acordo com um determinado território, ou seja, sondar o local onde a realidade acontece e a partir desta observação organizar de acordo com as necessidades básicas do local os serviços fundamentais em gestão.
Por que a territorialização é uma tecnologia leve?
No mundo em que vivemos, as tecnologias passam a ter, cada vez mais, um papel muito importante para auxiliar na execução dos deveres, nas atividades profissionais, no acesso às informações e na comunicação em si. A partir deste contato vendo o particular de cada família, de cada lugar, isto é: habitação, condições financeiras, saneamento básico, entre outros que são importantes para gerar a atenção primária , ou seja, a atenção básica às pessoas por meio deste poderão perceber o acesso , vínculo e acolhimento que a tecnologia leve poderá oferecer a cada pessoa individualmente ou ao local onde ela habita. O primeiro passo para ter uma atenção básica é considerar a saúde como direito , a partir da sua determinação do acesso de bens e serviços, observando este preceito cuidamos a partir do que o território pede. Contudo, há empecilhos como diferenças sociais, desigualdade, falta de gestão e atenção primária, observamos que isso ocorrente mais nas periferias com a separação das classes sociais.
Por que conhecer o território no trabalho da sua profissão?
No estudo da área da saúde , especificamente na saúde pública, o aparecem o engajamento de conceitos geográficos como o território e o espaço em si. A partir disso, surgem outros renomes com o conceito de mapeamento do local, territorialização na saúde, o território, etc. É indispensável que conheçamos o local, pois a partir disto, iremos compreender como planejar, organizar e compreender o que cada lugar precisa de acordo com as necessidades. Cada território tem suas próprias características , com culturas diferentes,condições de vida e de acessos públicos diferentes e classes sociais diferentes. Essas particularidades interferem ou irão atuar condicionando a saúde das pessoas e no desempenho dos serviços de saúde.
Por isso faz-se necessário essa pesquisa topográfica, o conhecimento do território, o perfil do usuário desses serviços de saúde, onde mora, a freqüência, como e o motivo para aquela doença ocorrer, e a partir deste feito organizar os serviços e definir as prioridades para aquele lugar.
Dê três exemplos no qual o Agente Comunitário em Saúde pode ajudar você no cuidado no território.
- PROMOVER A SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS;
- ORIENTAR AS FAMÍLIAS QUANDO À UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS;
- ESTAR EM CONTATO PERMANENTE COM AS FAMÍLIAS, DESENVOLVENDO AÇÕES EDUCATIVAS, VISANDO À PROMOÇÃO DA SAÚDE, À PREVENÇÃO DAS DOENÇAS E AO ACOMPANHAMENTO DAS PESSOAS COM PROBLEMAS DE SAÚDE, BEM COMO AO ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA OU DE QUALQUER OUTRO PROGRAMA SIMILAR DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E ENFRENTAMENTO DE VULNERABILIDADES IMPLANTADO PELO GOVERDO FEREDAL, ESTADUAL E MINUCIPAL, DE ACORDO COM O PLANEJAMENTO DA EQUIPE;
...