A Farmacologia
Por: Rcosta10 • 19/11/2019 • Exam • 729 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
Questões Prova Farmacologia 2016.2
1 Prof. Pedro Magalhães (mecanismo de ação)
Observe a figura abaixo obtida do livro de Farmacologia de Rang & Dale e descreva:
- Todos os conceitos farmacológicos relacionados à interação entre fármacos e seus receptores que você consegue enxergar no gráfico;
- A identificação do que seriam conceitualmente as substâncias X e Y.
[pic 1]
2. Porfa. Elisabete Moraes (farmacocinética)
A farmacocinética está relacionada com os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos.
1. Descreva os mecanismos de biotransformação e vias de excreção dos fármacos (valor da questão = 0,7 pontos).
2. Qual é a meia-vida de eliminação de um fármaco que apresenta eliminação de primeira ordem com uma constante (k) de 0,08 horas? (valor da questão = 0,20 pontos).
Um novo fármaco está sendo avaliado em um ensaio clínico. As suas propriedades farmacocinéticas revelam que a meia-vida do fármaco é de 4 horas. Quanto tempo levará para alcançar 75% do estado de equilíbrio, após o início de uma infusão contínua (IV), em um dos sujeitos da pesquisa? (valor da questão = 0,10 pontos).
3. Profa. Geanne Matos (colinérgicos)
P.P.S., 16 anos, sexo feminino, parda, gestante, deu entrada na Sala de Emergência do IJF às 21 horas, com quadro de mal-estar, tremores, agitação, taquipneia, taquicardia e broncorreia, referia ter feito ingesta de inseticida (que foi observado pela equipe do CEATOX, ser da classe dos organofosforados). A paciente foi medicada e no quinto dia de internação, a evolução permaneceu favorável, com o exame físico sem alterações e a paciente teve alta da UTI.
Pergunta
a. Explique os sinais/sintomas apresentados pela paciente com base no mecanismo de ação dos organofosforados.
b. Qual o tratamento neste caso? (explique com base no mecanismo de ação da medicação indicada)
4. Prof. Ricardo Lima (adrenérgicos)
Pesquisadores buscando desenvolver modelos genéticos de hipertrofia cardíaca focaram no sistema adrenérgico. Eles desenvolveram camundongos knockout do receptor adrenérgico α2, utilizando em seus experimentos duas linhagens: os knockout α2a (AKO) e os knockout α2a/α2c (duplo knochout, DKO; BRUM et al., 2002). No entanto, somente o DKO apresentou alterações cardiovasculares significativas.
[pic 2].[pic 3]
- Explique os mecanismos de ação dos receptores adrenérgicos α2.
- Sabendo que o receptor α2a é mais predominante no troco cerebral. Qual a explicação do animal AKO não apresentar elevação nos parâmetros cardiovasculares?
5 Profa. Ana Rosa Quidute (hipoglicemiantes orais)
Na atualidade os novos fármacos envolvidos com o controle glicêmico, em portadores de diabetes mellitus, são conceituados como antidiabéticos orais, pois não apresentam mecanismos de ação diretamente relacionados com a queda da glicemia. Assim, contextualize: 1-O mecanismo de ação das clássicas sulfonilureias
2-Cite 03 efeitos adversos
3-Justifique a necessidade de um novo fármaco, baseado nos atuais conhecimentos acerca da fisiopatologia da doença.
...