ANIMAIS E EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS
Por: claramss • 18/8/2017 • Artigo • 525 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
ANIMAIS E EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS
Experiências científicas com animais são práticas antigas, consideradas importantes para a evolução da ciência. A experimentação animal já constava no Corpus Hipocraticum, coletânea de 60 tratados relacionados à ética médica, cuja data acredita-se ser do ano de 350 a.C. (PRESGRAVE, 2002). Com a evolução do mundo, as práticas também se desenvolveram e continuaram a fazer parte do mundo científico. Mas, hoje em dia, questiona-se até que ponto elas são necessárias em vista do bem-estar animal e do crescente número de métodos alternativos.
O uso de animais em experimentos científicos é realmente de suma importância. O ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Marchiori Buss (2002), considera que a contribuição dos animais em experimentos é de valor incalculável, justificando, assim, o uso desses. Diversas vacinas foram e são feitas através do uso de animais, como a vacina contra a raiva. As indústrias farmacêutica e cosmética utilizam animais para testarem seus produtos, garantindo a segurança e a eficácia para a vida humana e mostram que a utilização de animais se faz precisa.
Porém, apesar da importância, o uso de animais em experimentos científicos traz um debate sobre os direitos e o bem-estar deles. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais garante que nenhum animal deve ser maltratado e usado em experiências que causem dor (UNESCO, 1978). No século XIX, o inglês Jeremy Bentham já questionava acerca do sofrimento imposto aos animais nas experimentações e, no mesmo período, foi criada a primeira sociedade protetora dos animais na Inglaterra (HENRIQUES; SAMPAIO, 2002).
Métodos alternativos já são conhecidos pela comunidade científica. Eles ajudam a reduzir a quantidade de animais necessários e podem ser o próximo passo para a extinção do uso de animais em práticas científicas. Ensaios in vitro, sistemas robotizados e computacionais, uso de técnicas físico-químicas são alguns dos métodos utilizados que podem substituir completamente o uso de animais (PRESGRAVE, 2002).
Apesar do uso de animais em experimentos científicos ser valorizado, é possível observar que práticas alternativas já são uma realidade. Assim como a evolução no uso de animais foi feita, o uso de métodos alternativos abre precedente para novos caminhos e, com o crescente avanço da tecnologia e da ciência, num futuro próximo, os métodos alternativos poderão ser os principais a serem utilizados.
REFERÊNCIAS
BUSS, Paulo M. Prefácio. In: ANDRADE, Antenor; PINTO, Sergio C.; OLIVEIRA, Rosilene S. (Orgs.). Animais de Laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. p. 15. Disponível em:
HENRIQUES, Maria das G. M. de O.; SAMPAIO, André L. F. Alternativas para Animais de Laboratório: sistemas in vitro. In: ANDRADE, Antenor; PINTO, Sergio C.; OLIVEIRA, Rosilene S. (Orgs.). Animais de Laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. p. 337-343. Disponível em:
...