Células do sistema imune e soro
Por: Clayziane Lino • 27/6/2017 • Trabalho acadêmico • 787 Palavras (4 Páginas) • 527 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA
DEPARTAMENTO DE MORFOFISIOLOGIA VETERINARIA
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA VETERINÁRIA
PROF: MARIA DO SOCORRO PIRES E CRUZ
ALUNA: CLAYZIANE LINO ARAÚJO ARÊA LEÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nª 01
TÍTULO: CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE E DIFERENÇAS ENTRE SORO E PLASMA
TERESINA - PI
2016
INTRODUÇÃO
O sistema imune tem como principal constituinte celular os linfócitos. Estes são únicas células capazes de produzir uma resposta imunológica específica a determinado antígeno. Para a produção de uma resposta inata, o organismo possui um conjunto de células fagocitárias, os macrófagos são importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de detectar e fagocitar (processo que engloba e digere substâncias no organismo) microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos. Essas células são as primeiras a perceber a presença de agentes invasores.
Os neutrófilos são os leucócitos mais abundantes no sangue periférico de adultos. Os neutrófilos maduros são células altamente especializadas no exercício da fagocitose e destruição intracelular de bactérias, apesar da semelhança da origem e função com os eosinófilos, os eosinófilos têm uma atividade proinflamatória e citotóxica considerável, participando da reação e patogênese de numerosas doenças alérgicas, parasitárias e neoplásicas, enquanto os neutrófilos acumulam-se rapidamente em focos de infecção bacteriana. O mastócito é uma célula do tecido conjuntivo, originado de células hematopoiéticas situadas na medula óssea, seu papel mais conhecido é na reação alérgica.
Junto com os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas, o plasma é um dos componentes do sangue, a parte líquida que supõe uns 55% dela. O soro sanguíneo é principalmente composto por água, de uma cor amarelada uma vez que se dissolve com proteínas, hormonas, minerais e dióxido de carbono, assim como também é uma fonte muito importante de eletrólitos.
OBJETIVOS
Conhecer os componentes celulares do sistema imune (linfócitos, macrófagos, monócitos, eosinófilos, neutrófilos e mastócitos) e compreender a diferença entre soro e plasma sanguíneo.
METODOLOGIA
Utilizou-se as técnicas de esfregaço sanguíneo e esmagamento (squash) em amostra hematológica coletada de um animal da espécie canina, afim de observar em microscopia óptica, no aumento de 100x, as células do sistema imune presentes no sangue.
* Esfregaço sanguíneo
* Esmagamento (Squash)
- Na coloração das lâminas, usou-se o Panótico rápido (conjunto para coloração rápida em hematologia).
METODOLOGIA
- Para diferenciar soro de plasma, observou-se as cores usada nas tampas dos tubos de coleta de sangue:
* Tubo de tampa azul (coagulação): Com anticoagulante citrato de sódio.
* Tubo de tampa vermelha ou amarela (imuno-hematologia): Sem anticoagulante.
* Tubo de tampa roxa (hematologia e imuno-hematologia): Com anticoagulante EDTA (ácido
...