A Bovinocultura Pardo-Suíço
Por: sasamedvet • 12/8/2019 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 454 Visualizações
Educare
Curso Técnico de Zootecnia
Christielen Fátima de Souza
Caroline Santos Reis
Geovanna Ribeiro Faleiros
Guilherme
Iasmyn Arruda Costa
Mayra Lirielle dos Santos
Bovinocultura
Pardo-Suíço
Araguari
2019
Christielen Fátima de Souza
Caroline Santos Reis
Geovanna Ribeiro Faleiros
Guilherme
Iasmyn Arruda Costa
Mayra Lirielle dos Santos
Bovinocultura
Pardo-Suíço
Este trabalho mostra através de pesquisas
Feitas em fontes confiáveis sobres a raça
Pardo-Suíço, suas características físicas,
Comportamentais, reprodutivas e suas
Aptidões.
Araguari
2019
Sumário
- Introdução 1
- Aptidões 2
2.1- Pardo-Suíço Leiteiro2
2.2- Pardo-Suíço Corte 2
3- Melhoramento Genético 3
Cruzamentos4
1-Introdução
Pardo-Suíço
Pardo Suíço ou também conhecido por Braunvieh, é uma raça originaria da Suíça, que chegou no Brasil em 1911 através de importações oficiais do governo. Os primeiros animais apresentavam cobertura muscular, sendo utilizados na época para leite por sua grande habilidade materna, carne por ser um animal com a massa muscular bem desenvolvida, e trabalho por ser rustico e forte.
Encontrado mais no estado do Nordeste e São Paulo, o Pardo Suíço se mostrou bem adaptável as diferentes regiões do Brasil. Isso se deve as suas características físicas como, boa pigmentação, bons aprumos, cascos fortes e escuros, pelagem curta e de fácil adaptação ao clima do local, e pelagem de cor parda com variação do claro para o escuro.
É um animal com alta conversão alimentar, alta fertilidade, e apresenta precocidade sexual, sendo uma raça economicamente boa para confinamento.
Seus cruzamentos se dão através de raças Zebuínas, como o Nelore e o Guzerá buscando uma maior heterose, para que seus descendentes sejam mais rústicos, apresentem maior vigor e uma boa produção.
2- Aptidões
2.1- Pardo-Suíço Leiteiro
O leite da vaca Parda-Suíça possui alto teor de kappa-caseína, sendo a região externa das micelas de caseína, responsáveis por estabilizar o leite nos tratamentos térmicos que o mesmo sofre nas indústrias lácteas, promovendo assim maior rendimento desses produtos.
Por ser um animal precoce sexualmente, entrando no cio com apenas 332 dias em média sua produção leiteira pode chegar, ou ultrapassar 2.500 kg de leite em até 200 dias, trazendo alto grau de qualidade para o rebanho.
Segundo Adriana Lima Nogueira, zootecnista do grupo Genética Aditiva, o cruzamento com o Girolando permite que o choque de sangue de heterose aos bezerros.
[pic 1]
Fonte:(http://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/racas-gado-de-leite/raca-pardo-suico.html)
2.2- Pardo-Suíço Corte
O Pardo-Suíço apresenta características físicas, e em sua adaptação que ajudam na produção eficaz de carne de qualidade. É um animal que apresenta grande musculatura proeminente, tem uma boa habilidade materna, e sua gordura é intramuscular, proporcionando assim uma carne mais marmoreada e macia, ou seja, a gordura de sua carcaça não apresenta em excessos no exterior da musculatura.
[pic 2]
Fonte: (https://www2.crvlagoa.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=1377#.XJbnBVVKjIU)
3- Melhoramento Genético
Apesar da raça apresentar características adquiridas pelo manejo, alimentação, e demais sistemas de criação do país de origem, que facilitam sua adaptação e resistência, podem ser caminhos a fragilidade do animal. Um exemplo disso é sua pelagem curta, que ajuda nas temperaturas mais quentes, por sua proteção e pigmentação, mais facilita o contato com ectoparasitas como os carrapatos.
...