A ACADÊMICOS: ALANA DREYSSE CATTANÊO
Por: Alana Cattaneo • 22/11/2018 • Relatório de pesquisa • 711 Palavras (3 Páginas) • 763 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA
BACHARELADO ENGENHARIA AGRONÔMICA
ACADEMICOS: ALANA DREYSSE CATTANÊO
ANA JULIE GOES
BRUNO LUCAS
LUCAS GOMES
LUCAS RAFAELI
RAFHAEL MACHADO
WALLISON SOUZA
WEDISON MAIDANA
WILLIAN BARRIOS
RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DE PLANTIO SORGO
VILHENA - RO
2017.2
ACADEMICOS: ALANA DREYSSE CATTANÊO[pic 3]
ANA JULIE GOES
BRUNO LUCAS
LUCAS GOMES
LUCAS RAFAELI
RAFHAEL MACHADO
WALLISON SOUZA
WEDISON MAIDANA
WILLIAN BARRIOS
RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DE PLANTIO
Trabalho apresentado à disciplina de Agricultura I, ministrada pela professora Mestre Gleice Fernanda Bento, para obtenção parcial de nota, no curso de Engenharia Agronômica do Instituto de ensino superior da Amazônia .
VILHENA - RO
2017.2
Relatório de monitoramento de plantio do Sorgo
O trabalho foi conduzido na área de experimento da Faculdade FAMA, rua 743, 2043 - Bairro Cristo Rei, localizada na porção sul-leste do estado, na microrregião de Vilhena e na mesorregião do Leste Rondoniense, numa área de baixo planalto, com uma pequena inclinação em direção aos cursos d'água. Localiza-se a uma latitude 12º44'26" sul e a uma longitude 60º08'45"
oeste, estando a uma altitude de 612 metros. O solo do município é classificado como latossolo vermelho/amarelo (LVA), com areia distrófica.
Área do experimento tem dimensões de 10x10, totalizando 100m², com o espaçamento do plantio de 45cm entre linha, semente utilizada foi o Sorgo Santa Elisa, com a data de plantio no dia 30/9/2010
A recomendação do plantio foi dimensionada de acordo com a orientação vendedor da semente. Utilizamos para adubação o adubo Super. simples 4.000 Kg/há, com 18% de fosforo, cloreto de potássico 1.000 Kg/há, após a emersão do sorgo no 7º dias, houve uma adubação a lanço com ureia de 1.500Kg/há.
A cultura teve um ataque severo de formica cortadeira, precisando utilizar 200 gramas de formicida granulado para combater o ataque.
Em anexo o diário de plantio onde foi classificado seu crescimento de acordo com o estagio fisiológico do sorgo,
Desenvolvimento da cultura do sorgo,
E0 - Estádio 0 (Emergência) – da semeadura ao surgimento do coleóptilo na superfície do solo, que ocorre, geralmente, dentro de 4 a 10 dias, dependendo das condições ambientais (principalmente, pela umidade temperatura, oxigênio e pela qualidade da semente).
E1 - Estádio 1 - (Visível a lígula/colar ou cartucho da 3 folha) ocorre, em condições normais, cerca de 10 dias após a emergência.
E2 - Estádio 2 - (Visível a lígula/colar da 5 folha) ocorre três semanas após a emergência.
E3 - Estádio 3 - (Diferenciação do ponto de crescimento) – Ocorre cerca de 30 dias após a emergência e representa a mudança do ponto de crescimento de vegetativo para reprodutivo. Essa fase é determinada pelas condições do ambiente e pelas características genéticas da cultura. O período do plantio à diferenciação do ponto de crescimento é de aproximadamente um terço do período necessário para a maturação fisiológica, ou ciclo da cultura. Nesse período inicia-se o alongamento rápido do colmo, quando aproximadamente sete a dez folhas estão completamente desenvolvidas.
...