A Arborização e Jardinagem
Por: Miguel Santana • 25/11/2020 • Projeto de pesquisa • 635 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Arborização e jardinagem
Nos dias atuais é crescente a preocupação com as questões ambientais e dessa forma torna-se mais do que necessárias ações para a promoção da educação ambiental, assim como cresce as preocupações das populações globais em relação aos problemas ambientais em contrapartida cresce a valorização e o incentivo de práticas que venham contribuir para a com a preservação ambiental, qualidade de vida e sobre tudo para a construção de um pensamento ecológico global em que todos possam estar juntos na construção de tal perspectiva.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 (LDB/96) no que cerne sobre a Educação Ambiental (EA) em seu artigo 22 diz que “a educação tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” esta garantia já estabelecida por vezes não é totalmente cumprida por diversos motivos entre eles a precariedade dos sistemas fiscalizadores. Dessa forma as atividades de paisagismo e jardinagem nos âmbito escolar tornam-se uma ação necessária e importante na construção de uma consciência educacional/ecológica e cidadã a fim de contribuir para com a preservação ambiental e assim garantir uma consolidação da Educação Ambiental tanto na sua perspectiva Crítica quanto Social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
∙ Criar um espaço escolar aconchegante e prazeroso;
∙ Estimular os educandos dos cursos técnicos aplica os conhecimentos adquiridos desafiando os a reproduzir suas experiências, desempenhando o papel de cidadão consciente e crítico;
∙ Promover melhor qualidade e bem-estar no âmbito escolar, para assim contribuir com o processo de ensino aprendizagem;
PROJETO DE COMPOSTAGEM NA ESCOLA
A compostagem pode ser um desses projetos de organização e conscientização da comunidade, e também uma das formas de chegar à sustentabilidade. A escola é responsável por difundir idéias para a comunidade. Começando essa prática com os ALUNOS, pode-se aumentar a percentagem de domicílios que separam e recolhem o lixo de maneira adequada, e, consequentemente, outras ações de sustentabilidade surgirão, visto que o produto final – o adubo orgânico - poderá servir para outra prática doméstica, como a produção de hortas que ajudariam a garantir o sustento familiar.
O trabalho foi realizado em etapas, sendo:
∙ Seleção de professores para a participação do projeto;
∙ Elaboração de aula teórica e prática sobre resíduos sólidos e a importância da compostagem;
∙ Execução de aula teórica e prática sobre a confecção de composteiras;
∙ Acompanhamento da construção das composteiras em recipientes realizadas na escola;
∙ Acompanhamento do processo de decomposição do resíduo orgânico e formação do composto;
∙ Pesquisa realizada pelos professores para coletarem textos com temas ambientais, no sentido de enriquecer as aulas e conscientizar os alunos para os problemas ambientais, refletindo sobre sustentabilidade.
...